Título
[pt] EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA VIA DISPOSITIVOS MÓVEIS
Título
[en] EFFECTS OF TRUST AND ITS ANTECEDENTS ON MOBILE COMMERCE
Autor
[pt] LETICIA BADE DE OLIVEIRA
Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] INTENCAO DE COMPRA
Vocabulário
[pt] COMERCIO MOVEL
Vocabulário
[pt] CONFIANCA
Vocabulário
[pt] ATITUDE
Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR
Vocabulário
[en] PURCHASE INTENT
Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR
Vocabulário
[en] TRUST
Vocabulário
[en] ATTITUDE
Resumo
[pt] Nesta dissertação são avaliados os antecedentes da confiança móvel para a sua construção. É proposto um modelo que incorpora normas subjetivas, fatores interativos, utilitários e hedônicos relacionados ao contexto do comércio móvel e seus efeitos sobre a atitude e intenção de compra. Os dados da amostra de 433 consumidores brasileiros foram coletados em um levantamento online e analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados obtidos sugerem que fatores utilitários e diversão exercem forte efeito sobre a construção da confiança móvel e que este efeito é transferido para a atitude e intenção de comprar por meio de dispositivos móveis. A força do efeito da Confiança em relação à Atitude, neste estudo, é capaz de explicar 49 porcento da variância observada na Atitude, reforçando efeito mediador entre a Confiança dos consumidores e a intenção de compra por meio de dispositivos móveis.
Resumo
[en] The present study evaluates the antecedents of mobile trust for its construction. A model that assembles subjective norms, interactive, utilitarian and hedonistic factors concerning the mobile commerce and its effects regarding the purchase intention. The data sample was collected from an online survey with 433 Brazilian consumers and the data was analyzed through a structural equation modeling. The results suggest that utilitarian factors and entertainment exert a strong effect in the construction of 0mobile trust and that this effect is transferred to the attitude and the purchase intention to buy through mobile devices. The effect of the force of Trust regarding Attitude in this study is able to explain the 49 percent variance observed in the Attitude, reinforcing the mediating effect between the Consumer trust and the purchase intention through mobile devices.
Orientador(es)
JORGE BRANTES FERREIRA
Banca
HELIO ARTHUR REIS IRIGARAY
Banca
JORGE BRANTES FERREIRA
Banca
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
Catalogação
2016-09-21
Apresentação
2016-03-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27428@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27428@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27428
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