Título
[pt] PRÁTICA REFLEXIVA EM INTERFACES FÍSICAS : UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DESIGN DE INTERAÇÃO
Título
[en] REFLECTIVE PRACTICE IN PHYSICAL COMPUTING: A PROPOSAL FOR THE TEACHING OF INTERACTION DESIGN
Autor
[pt] JOÃO DE SÁ BONELLI
Vocabulário
[pt] ENSINO DE DESIGN
Vocabulário
[pt] INTERFACE FISICA
Vocabulário
[pt] PRATICA REFLEXIVA
Vocabulário
[pt] DESIGN DE INTERACAO
Vocabulário
[en] DESIGN EDUCATION
Vocabulário
[en] PHYSICAL INTERFACE
Vocabulário
[en] REFLECTIVE PRACTICE
Vocabulário
[en] INTERACTION DESIGN
Resumo
[pt] Esta tese apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem de Design de Interfaces Físicas em um curso de graduação em Design, com base na metodologia da Prática Reflexiva definida por Donald Schon (1983). O estudo trata da definição, concepção e implementação de um ambiente de ensino-aprendizagem de Design de Interação. No estudo explora-se o contexto da Ubiquidade Computacional definido por Marc Weiser (1991), estabelecendo-se uma relação entre este contexto e o campo do ensino de Interfaces Físicas (O SULLIVAN, 2004), área emergente do Design de Interação. Propõe-se um ambiente de ensino-aprendizagem de Interfaces Físicas a partir de um conjunto de iniciativas como o desenvolvimento de disciplinas em um curso de graduação em design; processos colaborativos inter, multi e transdisciplinares para experimentação e desenvolvimento de projetos e a criação de um laboratório de ensino. Subsequentemente, apresenta-se uma discussão sobre alguns resultados decorrentes da criação desse ambiente. Na discussão, são investigados como e porque a experiência no ambiente de ensino-aprendizagem proposto foi determinante na definição dos processos metodológicos de Design utilizados, e busca-se compreender quais são as características destes processos e de seus resultados.
Resumo
[en] This thesis presents a proposal for the teaching of Physical Computing in an undergraduate Design course, based on the Reflective Practice methodology defined by Donald Schon (1983). The study comprises de definition, conception and implementation of a Physical Computing learning environment. In the study, the context of Ubiquitous Computing defined by Marc Weiser (1991) is explored, and a relation between this context and the field of knowledge of Physical Computing (O SULLIVAN, 2004) as an emerging area of Interaction Design is established. The Physical Computing Learning Environment is proposed after a series of initiatives that comprehend the development of academic disciplines, interdisciplinary collaborative processes, and the creation of a laboratory. Subsequently, we present a discussion about the results of the creation of this environment. In the discussion, we investigate how and why the experience in the Physical Computing learning environment was determinant in the definition of the methodological Design processes used, in order to understand what are the characteristics of such processes and its results.
Orientador(es)
LUIZA NOVAES
Coorientador(es)
JORGE ROBERTO LOPES DOS SANTOS
Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Banca
JORGE ROBERTO LOPES DOS SANTOS
Banca
LUIZA NOVAES
Banca
CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES
Banca
MARCOS DO COUTO BEZERRA CAVALCANTI
Banca
DENISE DEL RE FILIPPO
Catalogação
2016-09-14
Apresentação
2016-04-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27364@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27364@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27364
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF