Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ALINHAMENTO PESSOA-ORGANIZAÇÃO (PERSON-ORGANIZATION FIT) E ENGAJAMENTO DE COLABORADORES DE UMA EMPRESA EM MUDANÇA: UM ESTUDO DE CASO

Título
[en] PERSON-ORGANIZATION FIT AND ENGAGEMENT OF EMPLOYEES IN A COMPANY IN CHANGE: A STUDY CASE

Autor
[pt] CARINA VASCONCELLOS DE OLIVEIRA RODRIGUEZ

Vocabulário
[pt] CULTURA ORGANIZACIONAL

Vocabulário
[pt] ENGAJAMENTO NO TRABALHO

Vocabulário
[pt] VALORES PESSOAIS E ORGANIZACIONAIS

Vocabulário
[pt] ALINHAMENTO PESSOA ORGANIZACAO

Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL CULTURE

Vocabulário
[en] WORK ENGAGEMENT

Vocabulário
[en] PERSONAL AND ORGANIZATIONAL VALUES

Vocabulário
[en] PERSON ORGANIZATION FIT

Resumo
[pt] O objetivo central desta dissertação foi analisar o alinhamento pessoaorganização (Person-Organization fit ou P-O fit) e sua influência no engajamento dos colaboradores de uma organização, através de um estudo de caso em uma empresa multinacional do segmento industrial – empresa A – que está passando por transformações e crescimento no Brasil. A pesquisa teve como base os conceitos de P-O fit de Chatman (1989), Valores Pessoais de Schwartz (1994) e Organizacionais de Oliveira e Tamayo (2004), assim como Engajamento no Trabaho de Kahn (1990). Como este assunto possui uma grande aproximação com a cultura organizacional, foi abordado o tema por Schein (2009). A metodologia adotada para a pesquisa foi mista, através da combinação de métodos diversos de coleta e análise de dados. Para a análise quantitativa, foi aplicadoum questionário em 132 colaboradores, composto pelo questionário de Almeida e Sobral (2009), versão validada no Brasil do Portrait Values Questionnaire PVQ-21 de Schwartz (2001), pelo Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO), de Oliveira e Tamayo (2009) e também pela Escala de Engajamento de Trabalho (EEGT), de Siqueira (2014). Por fim, para a pesquisa qualitativa foram realizadas a análise de documentos internos, entrevistas semi-estruturadas em 15 colaboradores, assim como a observação participativa em duas turmas de treinamento do programa SOMOS A. Os resultados indicaram que não há a presença do alinhamento pessoa-organização, possível consequência das mudanças culturais vividas na empresa. Os estudos estatísticos demonstraram quais valores podem ter relação significativa e impacto no engajamento dos colaboradores, concluindo-se a relevante contribuição desta pesquisa.

Resumo
[en] The main objective of this dissertation was to analyze the personorganization fit (P-O fit) and its influence on employee engagement in an organization, through a case study in a multinational company in the industrial segment – company A - that is under transformation and growth in Brazil. The research was based on the concepts of P-O fit by Chatman (1989), Personal Values by Schwartz (1994), Organizational Values by Oliveira and Tamayo (2004), and also of engagement at work by Kahn (1990). As this issue is closely linked to organizational culture, Schein (2009) was also taken into consideration. The methodology adopted for the research was mixed, combining various methods of data collection and analysis. Quantitative analysiswas made by a questionnaire, applied to 132 employees, comprising the validated questionnaire in Brazil by Almeida and Sobral (2009) of Portrait Values Questionnaire PVQ- 21(SCHWARTZ, 2001), by the Inventory of Organizational Values Profile (IPVO), by Oliveira and Tamayo ( 2009) and also the Working Engagement Scale (EEGT), by Siqueira (2014). Finally, qualitative research was conducted by analysis of internal documents, semi-structured interviews with 15 employees, as well as the participatory observation in two training sessions of the program We are A. The results indicated that there is no presence of the person-organization fit, possible consequence of the cultural changes experienced in the company. The statistical studies have shown wich values might have a meaningful relationship and impact on employee engagement, concluding the relevant contribution of this research.

Orientador(es)
PATRICIA AMELIA TOMEI

Banca
PATRICIA AMELIA TOMEI

Banca
GIUSEPPE MARIA RUSSO

Banca
FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE

Catalogação
2016-09-05

Apresentação
2015-12-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27287@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27287@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27287


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF