Título
[en] ASSESSMENT THE EFFICIENCY OF WATERWAY LIQUID BULK CARGO TERMINALS
Título
[pt] AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL DE TERMINAIS AQUAVIÁRIOS DE CARGA LÍQUIDA
Autor
[pt] LUCIO CERQUEIRA DE AMORIM ARAUJO
Vocabulário
[pt] PORTO
Vocabulário
[pt] CADEIA DE SUPRIMENTO DA INDUSTRIA DE PETROLEO
Vocabulário
[pt] ANALISE ENVOLTORIA DE DADOS
Vocabulário
[pt] DESEMPENHO
Vocabulário
[en] PORT
Vocabulário
[en] PETROLEUM SUPPLY CHAIN
Vocabulário
[en] DATA ENVELOPMENT ANALYSIS
Vocabulário
[en] ACHIEVEMENT
Resumo
[pt] Esta dissertação pretende avaliar a eficiência dos terminais aquaviários de uma empresa do setor petroquímico que movimenta petróleo e derivados no Brasil, utilizando uma técnica não paramétrica denominada Data Envelopment Analysis (DEA). Os terminais são o principal elo na cadeia logística de abastecimento de combustíveis. Devido à produção dos campos do pré-sal, ao aumento da capacidade de refino e à limitação da empresa em investimento e ao crescente aumento do mercado, a busca pela excelência no desempenho se torna um fator estratégico para a empresa. Neste trabalho são identificados quais terminais podem ser usados como benchmark, que características estão relacionadas nesta classificação. As variáveis utilizadas para determinar a eficiência foram a quantidade movimentada, o número de operadores, o número de berços e o tempo de operação. Os resultados sugerem que a eficiência dos terminais difere por regiões do país. O estudo também identifica a contribuição dos insumos e produtos para os níveis de eficiência, assim como as causas da ineficiência. Sendo assim, as conclusões alcançadas buscam auxiliar os tomadores de decisão nas suas ações estratégicas.
Resumo
[en] This work aims to evaluate the efficiency of liquid bulk cargo terminals of a petrochemical company that moves oil and oil products in Brazil, using a nonparametric technique called DEA (Data Envelopment Analysis). The terminals are the main link in the petroleum supply logistics chain. Due to production of pre-salt fields, increased refining capacity and the company s limited investment and the increasing market, the pursuit of excellence in performance becomes a strategic factor for the company. This work identified which terminals can be used as benchmark, which characteristics are related in this classification. The variables used to determine the efficiency were: the total cargo throughput, the number of workers, the number of berths and time of operation. The results suggest that the terminals efficiency differs by regions. The study also identifies the contribution of inputs and products for efficiency levels, as well as the causes of inefficiency. Therefore, the conclusions reached are to assist decision makers in their strategic actions.
Orientador(es)
SILVIO HAMACHER
Coorientador(es)
JOÃO CARLOS CORREIA BAPTISTA SOARES DE MELLO
Banca
JOSE EUGENIO LEAL
Banca
SILVIO HAMACHER
Banca
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
Banca
JOÃO CARLOS CORREIA BAPTISTA SOARES DE MELLO
Catalogação
2016-07-27
Apresentação
2015-09-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27037@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27037@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27037
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF