Título
[en] ADMINISTRATIVE REFORM IN BRAZIL IN A HISTORICAL PERSPECTIVE: CENTRALIZATION, BUREAUCRATIC MODEL AND DEVELOPMENT
Título
[pt] REFORMA ADMINISTRATIVA NO BRASIL EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: CENTRALIZAÇÃO, MODELO BUROCRÁTICO E DESENVOLVIMENTO
Autor
[pt] IRINEU BELO BALBI
Vocabulário
[pt] REFORMA ADMINISTRATIVA
Vocabulário
[pt] GOVERNO FEDERAL
Vocabulário
[pt] CENTRALIZACAO
Vocabulário
[pt] DESENVOLVIMENTO
Vocabulário
[en] THE ADMINISTRATIVE REFORMATION
Vocabulário
[en] FEDERAL GOVERNMENT
Vocabulário
[en] CENTRALIZATION
Vocabulário
[en] DEVELOPMENT
Resumo
[pt] A investigação procurou discutir três reformas administrativas realizadas no Brasil que, na literatura especializada, aparecem com destaque. A primeira delas se desenvolveu durante o primeiro governo Vargas, a segunda ocorreu no governo Castelo Branco, em 1967, e a última, implantada durante o governo Fernando Henrique Cardoso, em 1995, a única ocorrida em regime democrático. A análise sobre as reformas administrativas é norteada por três principais eixos analíticos. O primeiro diz respeito à definição do papel do Estado e de sua relação com o mercado. O segundo trata do desdobramento da reforma administrativa sobre o sistema federativo, especialmente se privilegiou a centralização ou descentralização. O terceiro se refere à complexa relação entre governo e sociedade, mais especificamente à convivência entre aspectos clientelistas e a busca pelo universalismo de procedimentos. Concluiu-se que durante o governo Vargas teve início o ciclo de reformas administrativas, com a tentativa de implantar o Estado burocrático racional-legal. Neste momento, predominou a ênfase na centralização política e intensa predominância da atuação estatal na economia. No governo Castelo Branco, o Decreto-lei número 200, de 1967, procurou fortalecer a administração indireta, em contexto de intensa centralização no governo federal e de ainda expansão do Estado nacional-desenvolvimentista. A reforma administrativa de 1995 pretendia substituir a administração burocrática por modelos pós-burocráticos. Não logrou êxito, em razão da perspectiva fiscal que prevalecia à época, entretanto, promoveu redefinição das funções do Estado por meio da realização de privatizações e da criação de agências reguladoras, assim como procurou abrir algum espaço para a descentralização.
Resumo
[en] The investigation intends to discuss three administrative reforms that took place in Brazil and that are shown with distinction in specialized literature. The first of them developed during the first Vargas administration, the second during the Castelo Branco administration in 1967, and the last was implemented during the Fernando Henrique Cardoso administration in 1995, the only one occuring in a democratic regime. The analysis about the administrative reforms is guided by three main analytical axis. The first one concerns the definition of the role to be played by the State and of its relation to the Market. The second deals with the unfolding of the administrative reform over the federal system, more specifically if it prioritized centralization or decentralization. The third refers to the complex relationship between government and society, more specifically to the interactions between clientelistic aspects and a more universal approach towards general proceedings. It was concluded that during the Vargas administration a cycle of administrative reforms began with the intent to implement a bureaucratic rational-legal authority. In this particular moment, the emphasis in political centralization and in an intense presence of the State in the economy prevailed. In the course of the Castelo Branco administration, the 1967 decree-law number 200 intended to strengthen the indirect administration amid a moment of intense political centralization in the hands of the federal government and a parallel expansion of the national-developmentist State. The 1995 administrative reform intended to replace the bureaucratic administration models by post-bureaucratic ones. It did not succeed due to the fiscal perspectives that were predominant at the time. However, it provided a redefinition of the functions of the State by promoting privatizations and creating regulatory agencies, and aiming to find some space for decentralization.
Orientador(es)
RICARDO EMMANUEL ISMAEL DE CARVALHO
Banca
MARIA CELINA SOARES D ARAUJO
Banca
RICARDO EMMANUEL ISMAEL DE CARVALHO
Banca
GERALDO TADEU MOREIRA MONTEIRO
Banca
JOÃO ROBERTO LOPES PINTO
Catalogação
2016-07-18
Apresentação
2015-09-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26904@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26904@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26904
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF