Título
[pt] FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: PRÁXIS DE (MULTI)LETRAMENTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor
[pt] SELMA IARA GOMES LOPES TAVARES
Vocabulário
[pt] LINGUA PORTUGUESA
Vocabulário
[pt] MULTILETRAMENTOS
Vocabulário
[pt] MATERIAL DIDATICO
Resumo
[pt] O livro didático ainda é a principal ferramenta utilizada no desenvolvimento dos letramentos escolares, o que pode invisibilizar outros saberes (letramentos múltiplos) pelos quais o sujeito se constitui sócio-historica e culturalmente. Neste artigo, apresento, timidamente, as linhas norteadoras que direcionaram uma prática de intervenção realizada no Colégio Militar de Salvador, em 2014, com os alunos do sétimo ano curricular, como requisito básico do Mestrado Profissional em Letras. Essa prática, de natureza sociointeracional (cf. VYGOTSKY 1998, [1930]) e cunho etnográfico (BORTONI-RICARDO, 2008), pautou-se na pesquisa qualitativa e quantitativa, gerando dados a partir da observação e análise dos materiais coletados, com o objetivo de validar os multiletramentos dos alunos na sala de aula. Como produto, elaborou-se um Caderno pedagógico, suplementar ao livro didático, no qual estão contempladas algumas atividades construídas para e pelos alunos, durante o processo, por acreditar ser essa uma forma de tornar o conhecimento do aluno visível e dizível.
Catalogação
2016-07-01
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26741@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.26741
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF