Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: PRÁXIS DE (MULTI)LETRAMENTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autor
[pt] SELMA IARA GOMES LOPES TAVARES

Vocabulário
[pt] LINGUA PORTUGUESA

Vocabulário
[pt] MULTILETRAMENTOS

Vocabulário
[pt] MATERIAL DIDATICO

Resumo
[pt] O livro didático ainda é a principal ferramenta utilizada no desenvolvimento dos letramentos escolares, o que pode invisibilizar outros saberes (letramentos múltiplos) pelos quais o sujeito se constitui sócio-historica e culturalmente. Neste artigo, apresento, timidamente, as linhas norteadoras que direcionaram uma prática de intervenção realizada no Colégio Militar de Salvador, em 2014, com os alunos do sétimo ano curricular, como requisito básico do Mestrado Profissional em Letras. Essa prática, de natureza sociointeracional (cf. VYGOTSKY 1998, [1930]) e cunho etnográfico (BORTONI-RICARDO, 2008), pautou-se na pesquisa qualitativa e quantitativa, gerando dados a partir da observação e análise dos materiais coletados, com o objetivo de validar os multiletramentos dos alunos na sala de aula. Como produto, elaborou-se um Caderno pedagógico, suplementar ao livro didático, no qual estão contempladas algumas atividades construídas para e pelos alunos, durante o processo, por acreditar ser essa uma forma de tornar o conhecimento do aluno visível e dizível.

Catalogação
2016-07-01

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26741@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.26741


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF