Título
[pt] LITERATURA INFANTIL E MULTIMODALIDADE: O PAPEL DOS PARATEXTOS NO LIVRO ILUSTRADO
Autor
[pt] TATYANE ANDRADE ALMEIDA
Autor
[pt] CELIA ABICALIL BELMIRO
Vocabulário
[pt] MULTIMODALIDADE
Vocabulário
[pt] PARATEXTO
Vocabulário
[pt] LIVRO ILUSTRADO
Vocabulário
[pt] LITERATURA INFANTIL
Resumo
[pt] Este trabalho tem por objetivo analisar, a partir da perspectiva da multimodalidade, os paratextos dos livros de literatura infantil premiados pela FNLIJ na categoria Criança. De acordo com Genette (2009), o paratexto de uma obra é composto pelas produções, verbais ou não, que acompanham o texto verbal, como por exemplo, o título, o nome do autor, o prefácio etc., e que contribuem em sua apresentação e consumo. Aliada à concepção de multimodalidade, foram analisadas as informações paratextuais apresentadas nas capas, contracapas, orelhas e folhas de rosto de 57 livros infantis premiados, tendo em vista suas dimensões gráficas e discursivas. Buscou-se, dessa forma, evidenciar as modificações sofridas pelo livro infantil ao longo do tempo, como, por exemplo, a importância dada às ilustrações na construção da narrativa, e o que estas transformações nos dizem sobre as concepções de livro, literatura e criança.
Catalogação
2016-07-01
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26740@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.26740
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF