Título
[pt] DESENVOLVIMENTO DE UNIDADE PEDAGÓGICA: CICLO 1 E CICLO 2 NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA
Autor
[pt] ROSSANA CORBO RAMALHO DE MELLO
Vocabulário
[pt] CRESCIMENTO
Vocabulário
[pt] DESNUTRICAO
Vocabulário
[pt] METODOLOGIA ATIVA
Resumo
[pt] A educação de nível superior vem apresentando mudanças nos últimos anos, decorrente do maior conhecimento dos processos cognitivos que norteiam o aprendizado. O modelo tradicional de ensino, onde o professor é a figura central, esta sendo substituído por um modelo em que se prioriza a formação de um profissional critico-reflexivo capaz de transformar a realidade social do seu cotidiano, minimizando injustiças e desigualdades.
No Ciclo 1 deve-se enfatizar a saúde coletiva, construção do saber sobre as praticas sanitárias e de cuidados primários de saúde, epidemiologia aplicada ao serviço, da gestão e planejamento em saúde com intervenções comunitárias e setoriais.
No Ciclo 2 são abordadas toda a instrução sobre semiologia, e clinica, em especial praticas de cuidados primários de saúde, como assistência pre natal, puericultura, manejo de doenças crônicas comuns como diabetes e hipertensão arterial. Iniciam-se nesse ciclo praticas simples de diagnostico e terapêutica. Ao longo deste ciclo o aluno deverá estar apto a integrar todas as disciplinas, de acordo com o sistema orgânico aplicado
O objetivo desta monografia é introduzir um modelo de metodologia de ensino na área de crescimento e desenvolvimento humano. No ciclo 1 vamos abordar os mecanismos fisiológicos envolvidos no processo e no Ciclo 2 as doenças que podem surgir nessa fase do desenvolvimento . Serão valorizados os aspectos referente a alimentação e desnutrição, aspectos sociais, familiares, educacionais dentre outros. O objetivo final é que o aluno formado em medicina tenha condições de através uma leitura critica, intervir no processo , através sugestões e atitudes. Serão mostradas grades curriculares interdisciplinares, onde são abordados desde o fundamento teórico até o trabalho de campo em unidades de saúde e comunidades, sempre tendo em mente o conhecimento dos mecanismos envolvidos em uma criança que não cresce adequadamente, e possíveis maneiras de reverter o processo.
Orientador(es)
JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI
Catalogação
2016-06-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26618@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26618
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF