Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A CRIANÇA COMO SER POLÍTICO: UMA DISCUSSÃO ACERCA DO PAPEL DA CRIANÇA NA SOCIEDADE

Autor
[pt] MARCELLE TROTE MARTINS

Vocabulário
[pt] CRIANCA

Vocabulário
[pt] REGIME INTERNACIONAL DE PROTECAO A CRIANCA

Vocabulário
[pt] INFANCIA

Vocabulário
[pt] POLITICA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Resumo
[pt] O presente artigo busca entender de que maneira o papel da criança é entendido dentro do Regime Internacional de proteção à criança e de que maneira essa visão contribui para a inferiorização do papel da mesma como um ser político. Se o propósito desse Regime Internacional é a construção de um futuro melhor, através da garantia de uma infância saudável , a pergunta a ser feita é: que tipo de infância é essa? O objetivo deste artigo é demonstrar que existe uma incoerência entre objetivo a ser alcançado ( um futuro melhor ) e os métodos utilizados para isso. Sendo assim, argumenta-se neste trabalho que a criança não deve ser tratada como um ser inferior. Pelo contrário, ela, como qualquer ser-humano, deve ser tratada como um ser político. Argumenta-se também que a Crise na Educação é o fator responsável pela inferiorização da criança como ser politicamente ativo na sociedade, uma vez que a politização da educação reforça a ideia de que apenas adultos, como seres plenos, possuem a capacidade de prover educação e proteção à criança. Ao mesmo tempo, também reforça a ideia de que as crianças devem se desenvolver de forma saudável para que se tornem adultos politicamente responsáveis na construção da sua sociedade.

Catalogação
2016-06-09

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26570@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.26570


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF