Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A DIRETORA SABE QUE VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO ISSO NA SALA DE AULA?: DIVERSIDADE SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS

Título
[en] DOES THE PRINCIPAL KNOWS YOU ARE DISCUSSING THIS IN THE CLASSROOM?: SEXUAL DIVERSITY AND SCIENCE TEACHING

Autor
[pt] FELIPE BASTOS

Vocabulário
[pt] CURRICULOS

Vocabulário
[pt] INTERCULTURALIDADE

Vocabulário
[pt] DIVERSIDADE SEXUAL

Vocabulário
[pt] ENSINO DE CIENCIAS

Vocabulário
[pt] SABER DOCENTE

Vocabulário
[pt] CONHECIMENTO ESCOLAR

Vocabulário
[en] CURRICULUM

Vocabulário
[en] INTERCULTURALITY

Vocabulário
[en] SCIENCE TEACHING

Vocabulário
[en] TEACHING KNOWLEDGE

Vocabulário
[en] SCHOOL KNOWLEDGE

Resumo
[pt] Os assuntos relacionados às diferenças culturais penetram o cotidiano da escola principalmente através de pressões dos movimentos que legitimam estes saberes e lutam por espaço no currículo escolar. Ao passo em que possui o papel social de produzir conhecimentos próprios, principalmente através das práticas dos professores/as em sala de aula, a escola não pode ser percebida como mera transmissora de saberes preexistentes. Enquanto valor em disputa, o reconhecimento da diversidade sexual humana se constitui como uma temática polêmica no interior da escola, inclusive nas disciplinas de ciências e biologia, tradicionalmente encarregadas de discutir aspectos do funcionamento do corpo humano e do ato sexual. O presente estudo buscou compreender de que forma professores/as de ciências e biologia que discutem a diversidade sexual para além dos padrões naturalizados da heterossexualidade concebem esta temática enquanto parte da prática docente. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professoras e professores e analisamos seus depoimentos. Articulamos os achados das entrevistas com três perspectivas teóricas: (I) dos conhecimentos escolares, por reconhecermos como um saber único e constituído na escola; (II) do saber docente, por valorizar o protagonismo docente na construção destes saberes escolares; e (III) da diversidade sexual enquanto categoria sócio-histórica. Conclui-se o estudo apresentando potencialidades dos conceitos de conhecimento escolar e saber docente para o desenvolvimento de práticas pedagógicas no ensino de ciências que envolvem temáticas interculturais, como a diversidade sexual.

Resumo
[en] Issues related to cultural differences intrude the daily school life mainly by pressures made by movements that legitimate their knowledge and fight for status in the school curriculum. While having the social rule to produce its own knowledge, mainly through teacher s practice in classroom, the school can not be seen as a simple pre-existing knowledge transmitter. As a contending value, the acknowledgement of sexual diversity consist as a controversial debate within the school, even in science and biology, disciplines traditionally charged with analyzing the aspects of human body functioning and sexual intercourse. This study aimed to understand how science and biology teachers, whose discussion of sexual diversity goes beyond the hegemonic heterosexuality standards, conceive this subject as part of the school curriculum. For this, semi-structured interviews were conducted with ten teachers and their speech were analyzed. We assess the findings of the interviews with three theoretical perspectives: (i) the school knowledge, recognizing a unique structure constructed at school; (ii) teacher knowledge, to value the teaching role in the construction of these school knowledge; and (iii) sexual diversity as a social and historical analysis category. We conclude the study showing the potential of the concepts of school and teaching knowledge for the development of science teaching practices involving intercultural subjects, such as sexual diversity.

Orientador(es)
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA

Banca
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA

Banca
ANDERSON FERRARI

Banca
MARIA ELISA ALMEIDA BACAL

Catalogação
2016-06-01

Apresentação
2015-04-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26508@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26508@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26508


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICES E ANEXOS PDF