Título
[pt] LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL PARA PREPARAÇÃO AO EXAME CELPE-BRAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
Autor
[pt] ELLEN YURIKA NAGASAWA
Vocabulário
[pt] LEITURA
Vocabulário
[pt] PRODUCAO TEXTUAL
Vocabulário
[pt] ENSINO DE PORTUGUES COMO LINGUA ESTRANGEIRA
Resumo
[pt] O objetivo deste trabalho é relatar o projeto Leitura e Produção Textual para Preparação ao Exame Celpe-Bras, realizado no Programa de Português para Estrangeiros (PPE-UFRGS). A experiência foi desenvolvida ao longo de oito semanas, tendo os estudantes estrangeiros do Programa de Estudantes Convênio-Graduação (PEC-G) como público-alvo. A sequência didática utilizada foi elaborada com base em pesquisa do acervo do Certificado de Proficiência de Português para Estrangeiros (Celpe-Bras) e teve como principal meta educacional o sucesso na obtenção do certificado do exame pelos participantes. Para tanto, ancorou-se na noção bakhtiniana de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003) e buscou trazer para a sala de aula o trabalho sobre a linguagem e a aprendizagem de formas de participação no mundo social (SIMÕES, 2012).
Catalogação
2016-05-31
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26503@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.26503
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF