Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ELABORAÇÃO E CONSTRUÇÃO DAS UNIDADES PEDAGÓGICAS DO CICLO 1 E DO CICLO 2 REFERENTES A IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA ADQUIRIDA: PROJETO DE UMA GRADUAÇÃO MÉDICA CONTEMPORÂNEA MODELO PUC-RIO

Autor
[pt] ALESSANDRA SANTOS PORTELA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO MEDICA

Vocabulário
[pt] SINUSOPATIAS

Vocabulário
[pt] DOR OROFACIAL

Vocabulário
[pt] HIV-AIDS

Vocabulário
[pt] AVALIACAO DISCENTE

Vocabulário
[pt] METODOLOGIA ATIVA

Resumo
[pt] A educação Médica brasileira tem passado por grandes transformações nas últimas décadas. Os currículos dos cursos de graduação em medicina sofreram modificações nos últimos anos, no Brasil e no mundo. Nos anos de 1960-70 a grade curricular dos cursos de medicina fragmentava-se em setores e especialidades, não só no chamado ciclo básico, como no intermediário e também no internato. Isso mudou e hoje, segundo as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em medicina de 2014 visam a formação de um médico generalista pautado nas necessidades do Sistema Único de Saúde. Proposta: A PUC-RIO com sua proposta para uma graduação Médica Contemporânea, promove, através de seu primeiro curso de Formação de Docentes em Medicina e Ciências da Saúde: Novas Metodologias, a elaboração de novas abordagens metodológicas por seus alunos visando a criação de atividades adequadas à nova realidade que se impõe. Buscou-se com o presente estudo a construção de duas Unidades Pedagógicas dos ciclos 1 e 2, HIV/AIDS, dor orofacial e sinusopatias, respectivamente, demonstrando-se com aplicação de atividades simples que é possível a utilização da metodologia de ensino e aprendizagem ativas no desenvolvimento de um futuro médico crítico e reflexivo, mais resolutivo. Considerações finais: Não se pretende idealizar qualquer tipo de avaliação ou esgotar o assunto. Aborda-se a avaliação partindo da realidade contextual dos atores envolvidos no processo de aprendizagem tornando-se um valioso instrumento que permita o permeio do binômio professor-aluno, de maneira a permitir um aprendizado praze-roso, construtivista, responsável e autônomo.

Orientador(es)
JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI

Catalogação
2016-05-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26430@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26430


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF