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Título
[en] ACTIVE LEARNING METHODOLOGIES IN MEDICAL SCHOOLS: A PROJECT OF TEACHING-LEARNING ON PATIENT SAFETY

Título
[pt] METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE SEGURANÇA DO PACIENTE

Autor
[pt] VERA LUCIA NEVES MARRA

Vocabulário
[pt] METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA

Vocabulário
[pt] EVENTOS ADVERSOS

Vocabulário
[pt] SEGURANCA DO PACIENTE

Vocabulário
[pt] GRADUACAO MEDICA

Resumo
[pt] Este trabalho tem como propósito elaborar um modelo pedagógico sobre o tema Segurança do Paciente, para a graduação médica, utilizando metodologias de aprendizagem ativa. O fio condutor partiu da necessidade de elaborar o TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização Formação Docente em Medicina e Ciências da Saúde: Novas Metodologias , ministrado pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC-Rio, concluído em abril de 2015. Serviram de referencial para a elaboração da proposta pedagógica os documentos Proposta Para uma Graduação Médica Contemporânea - Modelo PUC-Rio , publicado em 2011 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação de Medicina , publicadas em 2014. Para a elaboração do conteúdo de Segurança do Paciente, nos servimos fundamentalmente das recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Programa Nacional de Segurança do Paciente, lançado pelo Ministério da Saúde, em abril de 2013 e que tem como principal desafio a mudança da cultura da segurança entre profissionais de saúde. Entendendo que mudança de cultura implica em trabalho de longo prazo e, sobretudo com jovens, avaliamos que esta é uma excelente oportunidade para a elaboração deste trabalho.

Resumo
[en] This project aims to develop a pedagogical model on Patient Safety theme, for medical graduation, using active teaching-learning methodologies. It started from the need to prepare the TCC - End of Job Specialization Teacher Education in Medicine and Health Sciences: New Methodologies, given by the Life Sciences Center and PUC-Rio Health Department, concluded in April 2015. It served as a reference for the elaboration of the pedagogical proposal. The documents Proposal for Contemporary Medical Graduation - PUC-Rio model, published in 2011 and the National Curriculum Guidelines for Medical Graduation , published in 2014. For the preparation of Patient Safety content was used the recommendations of the World Health Organization and the National Patient Safety Program, launched by the Ministry of Health in April 2013 and whose main challenge is to change the culture of safety among health care providers. Understanding that culture change involves long-term work and especially with young people, this is an excellent opportunity for the project preparation.

Orientador(es)
JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI

Catalogação
2016-05-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26419@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26419@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26419


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