Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] EMOTIONS IN PLOTS WITH NON-DETERMINISTIC PLANNING FOR INTERACTIVE STORYTELLING

Título
[pt] EMOÇÕES EM ENREDOS COM PLANEJAMENTO NÃO-DETERMINÍSTICO PARA NARRAÇÃO INTERATIVA

Autor
[pt] FABIO ARAUJO GUILHERME DA SILVA

Vocabulário
[pt] EMOCAO

Vocabulário
[pt] MODELOS DE USUARIO

Vocabulário
[pt] ALGORITMOS DE PLANEJAMENTO

Vocabulário
[pt] NARRACAO INTERATIVA

Vocabulário
[en] EMOTION

Resumo
[pt] Narração interativa é uma forma de entretenimento digital em que os usuários participam do processo de compor e dramatizar uma história. Nesse contexto, a determinação do comportamento dos personagens de acordo com as suas preferências individuais pode ser uma maneira interessante de gerar histórias plausíveis, onde os personagens agem de forma crível. Diversidade de histórias e oportunidades de interação são requisitos fundamentais a serem considerados ao se projetar tais aplicações. Esta tese propõe a criação de uma arquitetura e de um protótipo para a geração e dramatização de enredos interativos não determinísticos, utilizando um modelo de emoções que não só sirva para guiar as ações dos personagens apresentadas pelo algoritmo de geração de planos, mas que também influencie a participação dos usuários. Além disso, para melhorar a qualidade e nível de diversidade das histórias, os personagens devem ser capazes de evoluir em termos de seus traços de personalidade durante o desenrolar da trama, como um reflexo dos eventos que realizam ou a que são expostos.

Resumo
[en] Interactive storytelling is a form of digital entertainment in which users participate in the process of composing and dramatizing a story. In this context, determining the characters behaviour according to their individual preferences can be an interesting way of generating plausible stories where the characters act in a believable manner. Diversity of stories and opportunities for interaction are key requirements to be considered when designing such applications. This thesis proposes the creation of an architecture and a prototype for the generation and dramatization of interactive nondeterministic plots, using a model of emotions that not only serves to guide the actions of the characters presented by the plan generation algorithm, but also influences the participation of the users. Also, to improve the quality and diversity level of the stories, characters must be able to evolve in terms of their personality traits as the plot unfolds, as a reflection of the events they perform or are exposed to.

Orientador(es)
ANTONIO LUZ FURTADO

Banca
BRUNO FEIJO

Banca
MARCO ANTONIO CASANOVA

Banca
ANTONIO LUZ FURTADO

Banca
ANGELO ERNANI MAIA CIARLINI

Banca
ESTEBAN WALTER GONZALEZ CLUA

Catalogação
2016-04-25

Apresentação
2015-04-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26169@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26169@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26169


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