Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] USING DENSE 3D RECONSTRUCTION FOR VISUAL ODOMETRY BASED ON STRUCTURE FROM MOTION TECHNIQUES

Título
[pt] UTILIZANDO RECONSTRUÇÃO 3D DENSA PARA ODOMETRIA VISUAL BASEADA EM TÉCNICAS DE STRUCTURE FROM MOTION

Autor
[pt] MARCELO DE MATTOS NASCIMENTO

Vocabulário
[pt] VISAO COMPUTACIONAL

Vocabulário
[pt] KINECT FUSION

Vocabulário
[pt] SFM

Vocabulário
[pt] RECONSTRUCAO 3D DENSA

Vocabulário
[pt] ODOMETRIA VISUAL

Vocabulário
[pt] REALIDADE AUMENTADA

Vocabulário
[en] COMPUTER VISION

Vocabulário
[en] KINECT FUSION

Vocabulário
[en] SFM

Vocabulário
[en] DENSE 3D RECONSTRUCTION

Vocabulário
[en] VISUAL ODOMETRY

Vocabulário
[en] AUGMENTED REALITY

Resumo
[pt] Alvo de intenso estudo da visão computacional, a reconstrução densa 3D teve um importante marco com os primeiros sistemas em tempo real a alcançarem precisão milimétrica com uso de câmeras RGBD e GPUs. Entretanto estes métodos não são aplicáveis a dispositivos de menor poder computacional. Tendo a limitação de recursos computacionais como requisito, o objetivo deste trabalho é apresentar um método de odometria visual utilizando câmeras comuns e sem a necessidade de GPU, baseado em técnicas de Structure from Motion (SFM) com features esparsos, utilizando as informações de uma reconstrução densa. A Odometria visual é o processo de estimar a orientação e posição de um agente (um robô, por exemplo), a partir das imagens. Esta dissertação fornece uma comparação entre a precisão da odometria calculada pelo método proposto e pela reconstrução densa utilizando o Kinect Fusion. O resultado desta pesquisa é diretamente aplicável na área de realidade aumentada, tanto pelas informações da odometria que podem ser usadas para definir a posição de uma câmera, como pela reconstrução densa, que pode tratar aspectos como oclusão dos objetos virtuais com reais.

Resumo
[en] Aim of intense research in the field computational vision, dense 3D reconstruction achieves an important landmark with first methods running in real time with millimetric precision, using RGBD cameras and GPUs. However these methods are not suitable for low computational resources. Having low computational resources as requirement, the goal of this work is to show a method of visual odometry using regular cameras, without using a GPU. The proposed method is based on technics of sparse Structure From Motion (SFM), using data provided by dense 3D reconstruction. Visual odometry is the process of estimating the position and orientation of an agent (a robot, for instance), based on images. This dissertation compares the proposed method with the odometry calculated by Kinect Fusion. Results of this research are applicable in augmented reality. Odometry provided by this work can be used to model a camera and the data from dense 3D reconstruction, can be used to handle occlusion between virtual and real objects.

Orientador(es)
ALBERTO BARBOSA RAPOSO

Banca
MARCELO GATTASS

Banca
ALBERTO BARBOSA RAPOSO

Banca
MANUEL EDUARDO LOAIZA FERNANDEZ

Catalogação
2016-04-08

Apresentação
2015-09-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26102@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26102@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26102


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF