Título
[pt] A REVISÃO TEXTUAL REALIZADA POR CRIANÇAS: UMA VISÃO PANORÂMICA
Autor
[pt] CICERO GABRIEL DOS SANTOS
Vocabulário
[pt] COMUNICACAO
Vocabulário
[pt] CRIANCAS
Vocabulário
[pt] TEXTO
Vocabulário
[pt] REVISAO
Resumo
[pt] A revisão textual consiste em um processo de reformulação que permite à criança reelaborar aspectos relacionados à forma e ao conteúdo, com vistas à melhoria do texto, ao atendimento das próprias expectativas em relação à produção escrita e ao estabelecimento de algum tipo de relação com seus possíveis interlocutores. Considerando que, quando revisam seus textos, as crianças desencadeiam um processo comunicativo demarcado pela presença do outro, temos como objetivo discutir a revisão textual para compreendê-la como uma etapa integrante da produção escrita, orientada por relações linguísticas, cognitivas e sociais. Optamos pelo modelo de pesquisa exploratória-bibliográfica, por favorecer a reflexão acerca dos estudos sobre a produção textual e, consequentemente, sobre revisão textual realizada pelas crianças, em séries iniciais. Para tanto, consideramos, além das contribuições de Bakhtin, de Vygotsky e de estudiosos que contribuem para a aquisição/aprendizagem da escrita, a literatura que versa sobre a revisão textual, a partir de Mayrink-Sabison (1997), Abaurre (1997), Rocha (2008), Serafim e Oliveira (2010) e Spinillo (2015).
Catalogação
2016-03-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25991@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.25991
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF