Título
[en] TRANSOCEANIC CARRIAGE OF LNG: BACKGROUND AND TECHNOLOGICAL INNOVATIONS
Título
[pt] TRANSPORTE TRANSOCEÂNICO DE GNL: REVISÃO ATUAL E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
Autor
[pt] JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE
Autor
[pt] ALAN DA SILVA ESTEVES
Vocabulário
[pt] INOVACOES TECNOLOGICAS
Vocabulário
[pt] TANQUES DE CARGA
Vocabulário
[pt] NAVIOS TRANSPORTADORES TIPOS A B E C
Vocabulário
[pt] TRANSPORTE TRANSOCEANICO
Vocabulário
[pt] GNL
Vocabulário
[en] TECHNOLOGICAL INNOVATIONS
Vocabulário
[en] LNG
Resumo
[pt] A indústria de Gás Natural Liquefeito foi desenvolvida para conectar grandes reservas de gás que ocorrem em países geograficamente remotos com regiões que necessitam de mais gás natural como recurso energético. Uma grande parte dos gases liquefeitos são hidrocarbonetos leves e a propriedade principal desses produtos, que são uma das fontes primárias de energia do mundo é a inflamabilidade, o que faz deles serem intrinsecamente perigosos. Como estes gases são transportados em enormes quantidades em navios dedicados equipados com tanques de carga, é necessário que todo o cuidado seja tomado durante essas operações. Os navios de transporte de gás, deve cumprir todas as normas estabelecidas pelos Códigos de gás da IMO, atendendo a todos os requisitos de segurança e ambientais comuns aos outros vasos, e o fator principal de projeto é a dupla contenção, composta dos tanques de carga e costado. Esses códigos estabelecem a diferença fundamental entre transportadores de gás e os navios para petróleo e produtos químicos. Os tanques de carga podem ser construídos como tanques independentes do costado, sendo autoportantes ou de membranas. Os autoportantes são denominados pelo IGC Code como sendo Tipo-A, Tipo-B ou Tipo-C, e o uso de uma categoria ou outra depende do tipo da encomenda. O Tipo-A pode ser tanques em forma de caixa ou de prisma, feitos sob medida para ocuparem o casco do navio. O Tipo-B é aquele em que as análises de fadiga e propagação de fraturas durante sua vida útil apresentem características melhoradas. Esses tanques são usualmente esféricos, mas podem ser de geometria prismática. O Tipo-C são vasos de pressão, muitas vezes esféricos ou cilíndricos, mas às vezes podem ser de lobo duplo para minimizar a estivagem. Este trabalho compara qualitativamente as três tecnologias e suas atuais inovações, i.e., carriers com tanque esférico Tipo-B, da Kvaener Moss; de membranas Tipo-A da Tecnigaz e Gaz Transport, ou seja, GTT No. 96, TGZ Mark III e GTT-TGZ CS1; e prismático Tipo B da IHI-SPB, considerando vasos com a mesma capacidade e tamanho. A comparação leva em conta aspectos operacionais, construtivos, de segurança, dentre outros, para as quais não foram efetuadas simulações quantitativas ou previsões sobre integridade estrutural, construtiva ou quaisquer outros parâmetros numéricos de desempenho.
Resumo
[en] The Liquefied Natural Gas industry was developed to link huge gas reserves that occur in geographically remote countries to regions in need of natural gas as an energy resource. A great fraction of liquefied gases are light hydrocarbons and the key property that makes hydrocarbons the world s primary energy source is their flammability which, at the same time, makes all of them intrinsically hazardous. As these gases are transported in huge amounts in dedicated ships equipped with cargo tanks, all safety measures should be taken during its transportation. Gas carriers must comply with the standards set by the IMO (International Maritime Organization) Gas Codes, with all safety and environmental requirements common to other carriers. The main features of their design are the double containment (cargo tanks) and an internal hold (hull). These codes define a distinctive difference between gas carriers and other transporters such as for oil and chemicals. Cargo tanks may be constructed as tanks independent of the hull, being of the self-supporting type or of membrane design. The self-supporting tanks are defined in the IGC Code as being of Type-A, Type-B or Type-C, and the usage of one category or another depends on the type of the trade. Type-A comprises box shaped or prismatic tanks, built to fit to the hull. Type-B is the tank where fatigue life and crack propagation analyses have shown improved characteristics. Such tanks are usually spherical but occasionally may be of prismatic geometry. Type-C is a pressure vessel, often spherical or cylindrical, but sometimes bi-lobe in shape to minimize broken stowage. This work aims to compare qualitatively the three design technologies with their current innovations, i.e., spherical Type B, of Kvaener Moss; membranes Type A, of Gaz Transport and Tecnigaz, namely GTT No. 96, TGZ Mark III and GTT-TGZ CS1; and Prismatic Type B of IHI-SPB, considering carriers with the same capacity and size. The comparison takes into consideration operational, constructive and safety aspects among others, with no quantitative simulations or forecasts about structural integrity, constructive or any other performance numerical parameters.
Catalogação
2016-03-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25944@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25944@2
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