Título
[en] ANALYTIC GEOMETRY: PATHWAYS TO LEARNING
Título
[pt] GEOMETRIA ANALÍTICA: CAMINHOS PARA APRENDIZAGEM
Autor
[pt] SÉRGIO FERREIRA SILVA
Vocabulário
[pt] GEOMETRIA ANALITICA
Vocabulário
[pt] ENSINO DE GEOMETRIA
Vocabulário
[pt] GEOGEBRA
Resumo
[pt] A presente pesquisa tem como tema o processo de ensino e aprendizagem de geometria analítica, assunto no qual os alunos do ensino médio têm apresentado dificuldades. Por isto se faz necessário que o professor utilize um maior número de ferramentas pedagógicas, explorando os caminhos algébrico e geométrico para resolução de problemas. O objetivo deste estudo é propor caminhos para o ensino da geometria analítica tendo como base três eixos norteadores: A história das geometrias, a proposição de problemas matemáticos que podem ser resolvidos tanto pela geometria plana como pela geometria analítica e o uso da ferramenta tecnológica através do software Geogebra.
Utilizamos neste trabalho materiais didáticos disponibilizados em escolas públicas estaduais do Estado do Rio de Janeiro, material voltado para a formação do professor de matemática e livros sobre a história da matemática.
Resumo
[en] The topic of this research is the process of teaching and learning analytical geometry, aThe topic of this research is the process of teaching and learning analytical geometry, a theme in which the students from high school have great difficulties. It is necessary that the teacher use a greater number of educational tools, exploring the algebraic and geometric aspects for problem solving.
The aim of this study is to propose new methods for teaching analytical geometry based on three guiding principles: The history of geometry, the proposition of mathematical problems that can be solved either by analytical geometry or by plane geometry and the use of a technological tool, the software Geogebra.
In this work, we use teaching materials available in public schools of the state of Rio de Janeiro, material focused in the training of mathematical teachers and books of history of mathematics.
Orientador(es)
MARCOS CRAIZER
Banca
DIRCE UESU PESCO
Banca
MARCOS CRAIZER
Banca
DEBORA FREIRE MONDAINI
Catalogação
2016-02-03
Apresentação
2015-07-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25720@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25720@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25720
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF