Título
[en] AN EXPERIMENT ON CONCEPTUAL DESIGN OF PERVASIVE MOBILE GAMES USING QUALITY REQUIREMENTS
Título
[pt] UM EXPERIMENTO NO DESIGN CONCEITUAL DE JOGOS PERVASIVOS MÓVEIS USANDO REQUISITOS DE QUALIDADE
Autor
[pt] FELIPE BALDINO MOREIRA
Vocabulário
[pt] VISAO COMPUTACIONAL
Vocabulário
[pt] JOGO DE REALIDADE HIBRIDA
Vocabulário
[pt] REALIDADE MISTURADA
Vocabulário
[pt] JOGOS PERVASIVOS MOVEIS
Vocabulário
[pt] SMARTPHONE
Vocabulário
[pt] RECONHECIMENTO DE IMAGENS
Vocabulário
[en] COMPUTER VISION
Vocabulário
[en] SMARTPHONE
Vocabulário
[en] RECOGNITION OF IMAGES
Resumo
[pt] Jogos pervasivos móveis são um tipo novo de jogo que mistura
aparelhos móveis (como telefones celulares), mundos virtuais e atividades
que acontecem no mundo real. Nessa àrea recente, a literatura sobre projeto
conceitual e requisitos de qualidade sobre pervasividade são escassas. A
pervasividade é a qualidade (difícil de ser definida objetivamente) que difere
os jogos pervasivos móveis dos jogos digitais tradicionais. Neste trabalho, nós
discutimos o desenvolvimento de um jogo pervasivo móvel usando requisitos
de qualidade relacionados à pervasividade. Nós consideramos esses requisitos
durante todo o processo de desenvolvimento (i.e., as etapas de projeto,
produção e pós-produção), focando na análise, implementação e gameplay.
Nós esperamos que os nossos resultados possam ajudar a melhorar guias de
desenvolvimento relacionadas a jogos pervasivos móveis.
Resumo
[en] Pervasive games is an emerging game genre that mixes up mobile
devices (such as smartphones), virtual worlds, and gameplay based on the
real world, creating a mixed-reality game. This recent area lacks literature
about conceptual design and quality requirements related to pervasiveness
– the ultimate and elusive quality that differentiate pervasive mobile
games from traditional digital games. In the present work, we discuss the
development of a pervasive mobile game using quality requirements related
to pervasiveness. Also, we consider those requirements in the entire game
project (e.g., design, production, and post-production stages), focusing on
the analysis, implementation, and gameplay. We expect that our results
could help in improving the current state of design guidelines to develop
pervasive mobile games.
Orientador(es)
BRUNO FEIJO
Banca
BRUNO FEIJO
Banca
MONICA MARIA FERREIRA DA COSTA
Banca
LUIS PAULO SANTOS VALENTE
Catalogação
2016-01-28
Apresentação
2015-07-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25690@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25690@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25690
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF