Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DRUG MOMS, DRUG WARRIORS: GENDER PERFORMANCES AND THE PRODUCTION OF (IN)SECURITY IN THE DISCURSIVE CONSTRUCTION OF THE WAR ON DRUGS TOWARD LATIN AMERICA

Título
[pt] DRUG MOMS, DRUG WARRIORS: PERFORMANCES DE GÊNERO E PRODUÇÃO DA (IN)SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA GUERRA ÀS DROGAS PARA A AMÉRICA LATINA

Autor
[pt] ANA CLARA TELLES CAVALCANTE DE SOUZA

Vocabulário
[pt] FEMINISMO

Vocabulário
[pt] ESTUDOS CRITICOS DE SEGURANCA

Vocabulário
[pt] GUERRA AS DROGAS

Vocabulário
[pt] POS ESTRUTURALISMO

Vocabulário
[pt] POS COLONIALISMO

Vocabulário
[pt] GENERO

Vocabulário
[en] FEMINISM

Vocabulário
[en] CRITICAL SECURITY STUDIES

Vocabulário
[en] POST STRUCTURALISM

Vocabulário
[en] POSCOLONIALISM

Vocabulário
[en] GENDER

Resumo
[pt] A presente dissertação busca oferecer uma leitura crítica sobre as performances militarizadas de (in)segurança que constituem a guerra às drogas na América Latina. Entendemos a guerra às drogas como um conjunto de normas, políticas e saberes relacionado ao controle, via proibição, de drogas ilícitas , que prioriza estratégias militarizadas nas tentativas de suprimir a produção e a comercialização dessas substâncias pela via da oferta e que opera primordialmente através da cooperação bilateral ou multilateral com agências estatais e atores políticos estadunidenses. Situamos a discussão proposta no contexto mais amplo das leituras feministas/de gênero, pós-estruturais e póscoloniais sobre Relações Internacionais e segurança internacional, com foco no processo de construção de imaginários políticos sobre o mundo social através de performances (discursivas e não discursivas) de (in)segurança. Utilizamos como principal (embora não única) estratégia de pesquisa a análise de discurso, olhando para as principais práticas discursivas da guerra às drogas que se colocam como discursos oficiais do Estado estadunidense. Argumentamos que as performances militarizadas da guerra às drogas são tornadas possíveis por uma forma de imaginar as relações internacionais que constrói o Estado nacional moderno como sujeito primordial da política internacional através da (re)produção de fronteiras de (in)segurança. Mais ainda, esse processo reflete complexas hierarquias e dinâmicas de poder que também são informadas por performances de gênero – seja a fluida dualidade entre feminilidades e masculinidades , seja a contraposição entre uma masculinidade hegemônica e masculinidades e feminilidades subalternas . Nesse sentido, a guerra às drogas é tornada possível pelo mesmo imaginário político que (re)produz: um que (re)afirma as fronteiras de possibilidade da política (inter)nacional.

Resumo
[en] This dissertation aims at offering a critical reading on the militarized (in)security performances that constitute the war on drugs in Latin America. We understand the war on drugs as a cluster of norms, policies and knowledge related to the control, via prohibition, of illicit drugs that prioritizes militarized strategies in their attempts to inhibit the production and commercialization of such substances at the supply side and that operates primarily through bilateral or multilateral cooperation with state agencies and political actors from the United States. We locate our discussion within the wider context of feminist/gender, poststructural and post-colonial studies, focusing on the process of construction the social world through (discursive and non discursive) (in)security performances. Our primary research strategy (among others) consists on discourse analysis, in order to look at the main discursive practices of the war on drugs that posit themselves as the official discourses of the United States as a state. We argue that the militarized performances of the war on drugs are rendered possible by a political imaginary on international relations that constructs the modern nation state as the primordial subject of world politics through the reproduction of borders of (in)security. Moreover, this process reveals complex power hierarchies and dynamics that are also informed by gender performances - being those the fluid duality between femininities and masculinities or the contraposition between a hegemonic masculinity and subaltern masculinities and femininities . In this sense, the war on drugs becomes possible by the same political imaginary that it (re)produces: one that (re)affirms the borders of possibility of (inter)national politics.

Orientador(es)
MONICA HERZ

Banca
MONICA HERZ

Banca
MARTA REGINA FERNANDEZ Y GARCIA MORENO

Banca
THIAGO MOREIRA DE SOUZA RODRIGUES

Catalogação
2016-01-25

Apresentação
2015-02-27

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25668@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25668@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25668


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF