Título
[en] SAMUEL BECKETT: ECHOES AND RESONANCES CONTEMPORARY
Título
[pt] SAMUEL BECKETT: ECOS E RESSONÂNCIAS CONTEMPORÂNEAS
Autor
[pt] FÁBIO ALVES FERREIRA
Vocabulário
[pt] CONTEMPORANEIDADE
Vocabulário
[pt] MABOU MINES
Vocabulário
[pt] ALAN SCHNEIDER
Vocabulário
[pt] TEATRO PERFORMATIVO
Vocabulário
[pt] TEATRO NARRATIVO
Vocabulário
[pt] SAMUEL BECKETT
Vocabulário
[pt] GILLES DELEUZE
Vocabulário
[en] CONTEMPORANEITY
Vocabulário
[en] MABOU MINES
Vocabulário
[en] ALAN SCHNEIDER
Vocabulário
[en] PERFORMATIVE THEATER
Vocabulário
[en] NARRATIVE THEATRE
Vocabulário
[en] SAMUEL BECKETT
Vocabulário
[en] GILLES DELEUZE
Resumo
[pt] Esta pesquisa investiga a contemporaneidade da obra do escritor irlandês Samuel
Beckett. A investigação privilegia três eixos, em três ensaios que articulam aspectos
historiográficos, filosóficos e cênicos. O primeiro ensaio pensa de que forma a poética
do tempo em Beckett participa do debate atual sobre o contemporâneo. O segundo
ensaio, voltado para a produção televisiva de Beckett e atentando em especial às leituras que dela fez Gilles Deleuze, reflete sobre a produção de um pensamento entre, sobre ecos e ressonâncias geradas por este encontro. Por fim, o terceiro ensaio explora a recepção norteamericana da obra de Beckett, a partir da criação cênica e performática desenvolvida em parcerias com o diretor Alan Schneider, nas montagens de Not
I e Rockaby, e com grupo Mabou Mines/NY, nas adaptações dos textos não teatrais The
lost ones, Company, e Worstward Ho.
Resumo
[en] This research investigates the contemporary vigor of Samuel Beckett s work. It
moves along three main paths, in three essays where historiographical, philosophical
and scenic aspects are articulated. The first essay reflects on how Beckett s poetics of
time participates in the current debate on the contemporary. The second, focusing on
Beckett s plays for television and paying special attention to Gilles Deleuze s readings
of it, reflects on the concept of thinking in between, on echoes and resonances
generated by this powerful encounter. Finally, the third essay explores the North
American reception of Beckett s work, attending to the scenic and performative
creations developed in partnership with director Alan Schneider, in the productions
of Not I and Rockaby, and with the Mabou Mines Group/NY, in their adaptions of The
lost ones, Company, and Worstward Ho.
Banca
ANA PAULA VEIGA KIFFER
Banca
LAURA RABELO ERBER
Banca
HELENA FRANCO MARTINS
Catalogação
2015-12-10
Apresentação
2015-04-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25563@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25563@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25563
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF