Título
[pt] FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTES E SEUS DESAFIOS
Autor
[pt] RUBERVAL RODRIGUES DE SOUSA
Autor
[pt] THYAGO PHELLIP FRANCA FREITAS
Vocabulário
[pt] PRATICA DOCENTE
Vocabulário
[pt] DESAFIOS
Vocabulário
[pt] FORMACAO DOCENTE
Resumo
[pt] Este estudo discute a formação e prática docentes no Brasil e os desafios existentes nos cursos de licenciaturas que destoam do modelo de educação ideal, onde a realidade encontrada nas salas de aulas dificulta a prática docente e colabora com os baixos índices da educação brasileira, principalmente a básica. A pesquisa discorre sobre o papel do estágio supervisionado na formação docente, bem como ressalta a necessidade de novos paradigmas educacionais, com novas metodologias, novos posicionamentos que contextualizem as práticas docentes com a realidade contemporânea. A busca pelo conhecimento encontra cada vez mais desafios em função das transformações pelas quais passa a sociedade. A ruptura com o modelo tradicional de ensino, a reformulação dos currículos escolares e dos cursos de formação, a partir da inserção da inter, trans e multidisciplinaridade podem ajudar a combater o conhecimento fragmentado/especializado, e promover uma educação com mais qualidade.
Catalogação
2015-12-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25544@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.25544
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF