Título
[pt] EU NÃO TÔ SÓ PARTICIPANDO. TÔ USUFRUINDO TAMBÉM: PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR
Título
[en] I M NOT JUST PARTICIPATING. I M ALSO BENEFITTING FROM IT ALL: EXPLORATORY PRACTICE IN TEACHER RESEARCH DEVELOPMENT
Autor
[pt] CLARISSA XAVIER EWALD
Vocabulário
[pt] COMUNIDADE DE PRATICA
Vocabulário
[pt] SISTEMAS DE COERENCIA
Vocabulário
[pt] IDENTIDADE EXPLORATORIA
Vocabulário
[pt] PROFESSORA-PESQUISADORA
Vocabulário
[pt] FORMACAO CONTINUADA
Vocabulário
[pt] ENTENDIMENTOS
Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
Vocabulário
[en] COMMUNITY OF PRACTICE
Vocabulário
[en] COHERENCE SYSTEMS
Vocabulário
[en] PROFESSIONAL TRAINING
Vocabulário
[en] UNDERSTANDINGS
Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE
Resumo
[pt] Este estudo busca entender a (re)construção identitária de uma professora de inglês, que, como parte de seu processo de formação continuada, foi incentivada a tornar-se pesquisadora reflexiva e exploratória. O contexto escolhido foi um curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Inglesa em que a professora e eu trabalhamos colaborativamente para entender o processo de tornar-se pesquisadora assim como o nosso envolvimento nele. Os dados principais do estudo foram gerados ao nos engajarmos em entrevistas de pesquisa adaptadas para estabelecer um foco exploratório para nossas questões. O caráter híbrido da Prática Exploratória contribuiu para que a geração dos dados também suscitasse entendimentos acerca de questões de interesse das duas praticantes do estudo. Servindo-se de construtos da Sociolinguística Interacional, a análise voltou-se para a (re)criação da trajetória de pesquisa da professora, bem como para a (re)construção de sua identidade exploratória. O foco da análise recaiu sobre a coconstrução de explicações e de uma crônica, em forma de histórias apoiadas em sistemas de coerência. Na articulação da trajetória reflexiva de suas histórias, a professora buscou construir-se como membro iniciante da Comunidade de Prática Exploratória. O olhar analítico foi lançado não apenas à construção discursiva da professora-pesquisadora, mas também à minha, especialmente em relação ao meu desenvolvimento como membro mais sênior dessa comunidade de prática. Acredito que o paradigma de pesquisa do praticante, balizado pelos princípios ético-inclusivos da Prática Exploratória, possibilitou o envolvimento de ambas praticantes exploratórias no trabalho para entender o processo reflexivo de tornar-se pesquisador.
Resumo
[en] This investigation aims at understanding the identity construction of a developing language teacher, as she takes up practitioner research as part of a pre-requisite for her academic work in a teacher development course. The teacher and I worked collaboratively to understand both the process of becoming a practitioner researcher and our involvement in it. The primary data of the study was generated through research interviews with an exploratory focus to understand the reflection process. The development of hybridity in Exploratory Practice enabled the data generated to constitute work for understanding for both practitioners intriguing puzzles. In the light of Interactional Sociolinguistics, the analysis concentrated on the (re)creation of the developing teacher s research trajectory, as well as the (re)construction of her exploratory identity. The discursive production of explanations and one chronicle in the form of stories was analyzed based on the coherence systems present in them. Along with the reflective trajectory of her stories, the teacher was discursively becoming a new member of the Exploratory Practice Community. It is important to highlight that the analysis did not only focus on the teacher s discourse actions, but also on mine; especially, as I was becoming more senior in this community and developing as a practitioner researcher. Practitioner research based on the inclusive principles of Exploratory Practice has provided opportunities for both practitioners to gain deeper understandings of the process of becoming researchers.
Orientador(es)
INES KAYON DE MILLER
Banca
INES KAYON DE MILLER
Banca
LILIANA CABRAL BASTOS
Banca
TANIA MARA GASTAO SALIES
Banca
ISABEL CRISTINA RANGEL MORAES BEZERRA
Banca
LIANA DE ANDRADE BIAR
Catalogação
2015-11-19
Apresentação
2015-03-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25488@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25488@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25488
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF