Título
[en] HEIDEGGER AND THE OTHER THINKING: A READING ON WHAT IS CALLED THINKING?
Título
[pt] HEIDEGGER E O OUTRO PENSAR: UMA LEITURA DE QUE CHAMAMOS PENSAR?
Autor
[pt] VANIA LUCIA KAMPFF
Vocabulário
[pt] CAMINHO
Vocabulário
[pt] ORIGEM
Vocabulário
[pt] TEMPORALIDADE
Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO
Vocabulário
[pt] METAFISICA
Vocabulário
[pt] PENSAMENTO
Vocabulário
[pt] SER
Vocabulário
[en] PATH
Vocabulário
[en] ORIGIN
Vocabulário
[en] TEMPORALITY
Vocabulário
[en] REPRESENTATION
Vocabulário
[en] METAPHYSICS
Vocabulário
[en] THOUGHT
Vocabulário
[en] BEING
Resumo
[pt] Heidegger e o outro pensar: uma leitura de Que chamamos pensar?
busca, como o título sugere, percorrer alguns dos caminhos propostos pelo
filósofo nesse escrito central em sua obra, ainda inédito em tradução para o
português. O livro estudado compreende dois cursos ministrados por Martin
Heidegger na Universidade de Freiburg, nos anos de 1951 e 1952. O primeiro
curso ocupa-se com a questão do pensamento representacional e delimita o fim da
metafísica ao apresentar a absolutização da vontade de poder e da temporalidade
presentes no Assim falou Zaratustra e no Eterno Retorno do Mesmo, de Friedrich
Nietzsche. O segundo curso, para o qual esta pesquisa se volta com mais ênfase,
concerne a Parmênides e aos primórdios do pensamento ocidental. Heidegger
vislumbra no momento anterior ao advento da metafísica pistas para o outro
pensar , e através da análise do fragmento VI do poema Da Natureza de
Parmênides o filósofo nos encaminha para o caráter primordial daquilo que então
se designou por pensar.
Resumo
[en] Heidegger and the other thinking: a reading on What is called thinking? ,
as the title suggests, seeks to follow some of the pathways proposed by the
philosopher in this central writing of his work, still unpublished in Portuguese.
The studied book consists of two courses taught by Martin Heidegger at the
University of Freiburg, in the years of 1951 and 1952. The first course concerns
the issue of representational thinking and delimits the end of metaphysics in
presenting the absolutism of the will of power and the temporality, present
respectively in Friedrich Nietzsche s Thus Spoke Zarathustra and The Eternal
Recurrence of the Same. The second course, to which this research focuses with
more emphasis, concerns Parmenides and the dawn of the Western thought.
Heidegger envisions in the moment prior to the advent of metaphysics signs of the
other thinking , and through the analysis of the fragment VI of Parmenides’
poem On Nature, the philosopher leads us to the primordial character of what was
then considered thinking.
Orientador(es)
EDGAR DE BRITO LYRA NETTO
Banca
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
Banca
EDGAR DE BRITO LYRA NETTO
Banca
RODRIGO RIBEIRO ALVES NETO
Catalogação
2015-11-16
Apresentação
2015-04-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25467@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25467@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25467
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