Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] A STUDY ABOUT THE PREFERENCES OF LOW-INCOME CONSUMERS BETWEEN TWO RETAIL ENVIRONMENTS

Título
[pt] UM ESTUDO SOBRE AS PREFERÊNCIAS DE CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA ENTRE DOIS AMBIENTES VAREJISTAS

Autor
[pt] VINICIUS LOPES DA CUNHA

Vocabulário
[pt] SHOPPING CENTER

Vocabulário
[pt] POLOS COMERCIAIS DE RUA

Vocabulário
[pt] AMBIENTE DE CONSUMO

Vocabulário
[pt] BASE DA PIRAMIDE

Vocabulário
[pt] CONSUMIDOR DE BAIXA RENDA

Vocabulário
[en] SHOPPING CENTER

Vocabulário
[en] STREET RETAIL

Vocabulário
[en] RETAIL ENVIRONMENT

Vocabulário
[en] BOTTOM OF THE PYRAMID

Vocabulário
[en] LOWER INCOME CONSUMER

Resumo
[pt] O aumento do poder de compra das populações de mais baixa renda no Brasil fez as empresas perceberem a força consumidora desses indivíduos e a necessidade de se criar estratégias específicas para atender esse novo público-alvo, em vez de apenas adaptar as que eram utilizadas para as classes mais elevadas. Um setor que tem se voltado a esse segmento é o varejista. Historicamente, polos comerciais de rua (também conhecido como calçadões) sempre foram voltados a ele. Mas, de um tempo para cá, shopping centers também têm percebido o potencial de consumo desses indivíduos, oferecendo estrutura e conforto melhores do que os tradicionais calçadões. Apesar dos shoppings terem ofertas mais atrativas, consumidores de baixa renda continuam a frequentar e comprar significativamente nos calçadões. O presente estudo busca desvendar os motivos para esses consumidores ainda fazerem compras nos calçadões, em vista de haver shoppings próximos com mais conforto. Para isso, foram feitas entrevistas em profundidade com consumidores de baixa renda frequentadores de um calçadão do Rio de Janeiro. A partir das entrevistas, foi possível identificar aspectos que levam esses consumidores a preferirem calçadões a shoppings, entre eles a questão do preço das mercadorias, embora nem sempre exista diferença entre produtos no calçadão e nos shoppings.

Resumo
[en] The increase in purchasing power of the lower-income population in Brazil highlighted the consumption strength of this new consumer group and changed the view companies had towards them and stressed the need to create specific strategies instead of simply adapting the existing knowledge focused on upper class consumers. A key sector facing this challenge is the retail business. Historically, street retail (also known in Brazil as calçadões ) has been focused on this segment. Recently, however, shopping centers have also perceived the potential coming from this consumer group and started to offer them improved infrastructure and comfort in comparison to the traditional street retail. In spite of this more attractive consumption environment, low-income consumers continue to shop in street retail stores. This study aims to understand the motivations that lead consumers to prefer shopping in the traditional street stores instead of nearby shopping centers that offer a planned environment, with more structure and with the same stores. To achieve this objective, in depth interviews were conducted with low-income consumers of a street retail area in Rio de Janeiro. From these interviews several aspects, such as price difference, were identified even in situations where this discrepancy does not exist.

Orientador(es)
MARCUS WILCOX HEMAIS

Banca
MARCUS WILCOX HEMAIS

Banca
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA

Banca
DENISE FRANCA BARROS

Catalogação
2015-11-11

Apresentação
2015-04-13

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25451@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25451@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25451


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF