Título
[pt] AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA VERIFICAÇÃO DE TALENTOS E POTENCIALIDADES
Título
[en] PSYHOPEDAGOGIC APPRAISING VERIFYINGOF TALENTS AND POTENTIALITY
Autor
[pt] MARIA DAS GRACAS SOBRAL GRIZ
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] PSICOPEDAGOGIA
Vocabulário
[en] LEARNING
Vocabulário
[en] PSYCHOPEDAGOGY
Resumo
[pt] Tecemos algumas considerações sobre a importância que a Psicopedagogia oferece ao diagnóstico
do problema de aprendizagem, ao ressaltar o valor da avaliação do potencial de aprendizagem do
indivíduo, numa contraposição da verificação apenas dos "deficits" e lacunas que possam estar em
evidência. Fazemos referência ao diagnóstico aberto, com possibilidades, criação e liberdade.
Os aportes teóricos apresentados dão oportunidade para uma breve discussão sobre a modalidade
de aprendizagem do Educador, que favorecerá ou não a compreensão de um diagnóstico aberto.
Para o embasamento deste Diagnóstico Psicopedagógico, cuja prioridade é a descoberta das
potencialidades, apresentamos a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, do psicólogo
e pedagogo romeno R. Feuerstein, que consiste na Experiência de Aprendizagem Mediada -
EAM - e no Diagnóstico do Potencial de Aprendizagem. Mostramos as teorias de Pain e Fernández
sobre Modalidades de Aprendizagem do Educador. Ressaltamos o papel das relações vinculares
permeando o processo ensino-aprendizagem e a importância de o Educador estar atento para a
modalidade de construção da subjetividade do sujeito, como ensinante ou aprendente, e para
compreensão da necessidade de se abrirem espaços subjetivos e objetivos a fim de que a construção
do conhecimento ocorra, respeitando e aceitando as diferenças.
Resumo
[en] Some considerations are put forward on the importance of Psychopedagogy for helping in the
diagnosis of learning difficulties, by stressing the value of appraising the individual s learning
potential, and counter-pointing these to verifying only the deficits and holes that may be in evidence.
We refer to open diagnosis, which leads to possibilities, creation, and liberty. The theoretical
contributions presented allow for a brief discussion on the way of the teacher s mode of learning that
may or may not help the understanding of an open diagnosis. To give foundation to this
Psychopedagogical Diagnosis, which gives priority to the discovery of potentialities, we introduce the
Theory of Structural, Cognitive Modificability, by the Romanian psychologist and pedagogue, R.
Feuerstein,. It consists in the Mediated Learning Experience - MLE - and in the Diagnosis of Learning
Potential. We show the theories of Pain and Fernandez on the teacher s Modalities of Learning.
We stress the role of interconnected relationships in the teaching-learning process, the importance
of the teacher s awareness of the modality of constructing the subjectivity of the subject, as teacher
and learner, of understanding the need to open subjective and objective spaces so that the
construction of knowledge appears while respecting and accepting differences.
Catalogação
2002-04-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2537@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2537@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF