Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA VERIFICAÇÃO DE TALENTOS E POTENCIALIDADES

Título
[en] PSYHOPEDAGOGIC APPRAISING VERIFYINGOF TALENTS AND POTENTIALITY

Autor
[pt] MARIA DAS GRACAS SOBRAL GRIZ

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM

Vocabulário
[pt] PSICOPEDAGOGIA

Vocabulário
[en] LEARNING

Vocabulário
[en] PSYCHOPEDAGOGY

Resumo
[pt] Tecemos algumas considerações sobre a importância que a Psicopedagogia oferece ao diagnóstico do problema de aprendizagem, ao ressaltar o valor da avaliação do potencial de aprendizagem do indivíduo, numa contraposição da verificação apenas dos "deficits" e lacunas que possam estar em evidência. Fazemos referência ao diagnóstico aberto, com possibilidades, criação e liberdade. Os aportes teóricos apresentados dão oportunidade para uma breve discussão sobre a modalidade de aprendizagem do Educador, que favorecerá ou não a compreensão de um diagnóstico aberto. Para o embasamento deste Diagnóstico Psicopedagógico, cuja prioridade é a descoberta das potencialidades, apresentamos a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, do psicólogo e pedagogo romeno R. Feuerstein, que consiste na Experiência de Aprendizagem Mediada - EAM - e no Diagnóstico do Potencial de Aprendizagem. Mostramos as teorias de Pain e Fernández sobre Modalidades de Aprendizagem do Educador. Ressaltamos o papel das relações vinculares permeando o processo ensino-aprendizagem e a importância de o Educador estar atento para a modalidade de construção da subjetividade do sujeito, como ensinante ou aprendente, e para compreensão da necessidade de se abrirem espaços subjetivos e objetivos a fim de que a construção do conhecimento ocorra, respeitando e aceitando as diferenças.

Resumo
[en] Some considerations are put forward on the importance of Psychopedagogy for helping in the diagnosis of learning difficulties, by stressing the value of appraising the individual s learning potential, and counter-pointing these to verifying only the deficits and holes that may be in evidence. We refer to open diagnosis, which leads to possibilities, creation, and liberty. The theoretical contributions presented allow for a brief discussion on the way of the teacher s mode of learning that may or may not help the understanding of an open diagnosis. To give foundation to this Psychopedagogical Diagnosis, which gives priority to the discovery of potentialities, we introduce the Theory of Structural, Cognitive Modificability, by the Romanian psychologist and pedagogue, R. Feuerstein,. It consists in the Mediated Learning Experience - MLE - and in the Diagnosis of Learning Potential. We show the theories of Pain and Fernandez on the teacher s Modalities of Learning. We stress the role of interconnected relationships in the teaching-learning process, the importance of the teacher s awareness of the modality of constructing the subjectivity of the subject, as teacher and learner, of understanding the need to open subjective and objective spaces so that the construction of knowledge appears while respecting and accepting differences.

Catalogação
2002-04-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2537@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2537@2


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF