Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Título
[en] THE ADOPTION OF M-LEARNING ATTITUDE OF THE PROFESSORS OF HIGHER EDUCATION: AN EXPLORATORY STUDY

Autor
[pt] FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA

Vocabulário
[pt] ENSINO SUPERIOR

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM MOVEL

Vocabulário
[pt] ANALISE DE CONTEUDO

Vocabulário
[en] HIGHER EDUCATION

Vocabulário
[en] CONTENT ANALYSIS

Resumo
[pt] O objetivo deste trabalho é compreender as percepções de professores universitários acerca do aprendizado com o uso de dispositivos móveis (mobile learning ou m-learning), identificando pontos que favoreçam e inibam a sua adoção. Por meio de entrevistas exploratórias, com base na teoria de difusão de inovações de Rogers (2003) e nos estudos correlatos de Kapoor et al. (2014), dezoito docentes fizeram suas considerações. Estes professores foram agrupados como: não adotantes do m-learning, com dedicação exclusiva a uma universidade; não adotantes, com atuação em outros setores do mercado; e adotantes do mlearning. Valendo-se da análise de conteúdo, fatores foram categorizados de acordo com os atributos de inovação, procurando indicar facilidades e/ou dificuldades à adoção do m-learning. O estudo concluiu que, apesar de contraditório, em alguns momentos, os discursos dos entrevistados indicaram três pilares que sustentam a implantação da aprendizagem móvel no ensino superior: interesse do professor, apoio institucional e apoio governamental. Em cada um desses pilares os professores evidenciaram a necessidade de valorizar os métodos pedagógicos e a adoção de tecnologia na educação como um meio para melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Resumo
[en] The purpose of this study is to explain the perceptions of professors about learning and using mobile devices (mobile learning or m-learning). It s also to identify points that favor and inhibit its adoption. Through exploratory interviews based on diffusion theory innovations Rogers (2003) and related studies Kapooret al. (2014), eighteen professors made their considerations. These professors were grouped as non-adopters of m-learning, with exclusive dedication to a university; non-adopters, operates in other market sectors; and adopters of m-learning. Making use of content analysis, factors were categorized according to the innovation attributes, seeking to indicate facilities and/or difficulty to the adoption of m-learning. The study concluded that, although contradictory, at times, the speeches of respondents indicated three pillars that support the deployment of mobile learning in higher education: teacher interest, institutional support and government support. In each of these pillars teachers have highlighted the need to enhance the teaching methods and the adoption of technology in education as a means to improve the teaching and learning process.

Orientador(es)
JORGE BRANTES FERREIRA

Banca
JORGE BRANTES FERREIRA

Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Banca
REBECCA ARKADER

Catalogação
2015-10-29

Apresentação
2015-04-07

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25362


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF