Título
[en] BRT TRANSOESTE: ANALYSIS OF SPATIAL INDICATORS FOR SUSTAINABLE MOBILITY AND URBAN DEVELOPMENT
Título
[pt] BRT TRANSOESTE: ANÁLISE DE INDICADORES ESPACIAIS VISANDO A MOBILIDADE E O DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEIS
Autor
[pt] IURI BARROSO DE MOURA
Vocabulário
[pt] SISTEMA DE INFORMACOES GEOGRAFICAS - SIG
Vocabulário
[pt] MOBILIDADE E DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTAVEIS
Vocabulário
[pt] INDICADORES ESPACIAIS
Vocabulário
[pt] BRT TRANSOESTE
Vocabulário
[en] GEOGRAPHIC INFORMATION SYSTEM - GIS
Resumo
[pt] Este estudo apresenta uma avaliação do projeto BRT Transoeste, no município do Rio de Janeiro - RJ, sob a perspectiva da mobilidade e do desenvolvimento urbano sustentáveis. O BRT Transoeste consiste no primeiro sistema Bus Rapid Transit implantado no município e foi proposto inicialmente visando atender a compromisso, em termos de mobilidade urbana, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro com o Comitê Olímpico Internacional – COI para realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Este sistema, que atravessa bairros das Áreas de Planejamento 4 (Barra da Tijuca) e 5 (Zona Oeste) da cidade, foi concebido para exercer a função de sistema estruturador de transporte de passageiros de sua área de influência. Com o auxílio de Sistema de Informações Geográficas - SIG, foram analisados indicadores associados à cobertura espacial do sistema, às condições de circulação no espaço urbano, ao uso e a ocupação do solo e ao ordenamento territorial em sua Área de Influência Direta. Os resultados obtidos a partir da análise destes indicadores espaciais foram avaliados através de seis princípios de desenho ou projeto para cidades sustentáveis desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Móbile, da COPPE/UFRJ. Estes princípios evidenciam a necessidade de integração do planejamento de transporte e do uso do solo para promoção da mobilidade e do desenvolvimento urbano sustentáveis.
Resumo
[en] This study presents a BRT Transoeste project evaluation in the city of Rio de Janeiro, from a sustainable mobility and urban development perspective. The BRT Transoeste is the first Bus Rapid Transit system implemented in the municipality and was proposed initially to fufill the agreement between Rio de Janeiro City Government and the International Olympic Committee for the 2016 Olympic Games. This system crossing the city neighborhoods in Planning Area 4 (Barra da Tijuca) and 5 (West Side) was envisioned to work as a passenger transportation structuring system for its area of influence. The Geographic Information System – GIS helped analyze indicators associated with the system s spatial coverage, urban space circulation conditions, land occupation, use and zoning laws in its direct area of influence. The Móbile Research Group (COPPE/UFRJ) developed six principles for sustainable city design to analyze results obtained for these spatial indicators. These principles make clear the need to integrate transportation and land use planning to promote sustainable mobility and urban development.
Orientador(es)
MARIA FERNANDA RODRIGUES CAMPOS LEMOS
Coorientador(es)
IZABELLA KRAICHETE LENTINO
Banca
LUIZ FELIPE GUANAES REGO
Banca
MARIA FERNANDA RODRIGUES CAMPOS LEMOS
Banca
RODRIGO RINALDI DE MATTOS
Banca
VERENA VICENTINI ANDREATTA
Banca
IZABELLA KRAICHETE LENTINO
Catalogação
2015-10-21
Apresentação
2014-10-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25321@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25321@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25321
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF