Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] OPTIMIZATION OF THE OFFLOADING LOGISTICS USING MATHEMATICAL PROGRAMMING

Título
[pt] OTIMIZAÇÃO DA LOGÍSTICA DE OPERAÇÃO DE NAVIOS ALIVIADORES DE PETRÓLEO USANDO PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA

Autor
[pt] PEDRO FRANCA FERREIRA DA COSTA

Vocabulário
[pt] OTIMIZACAO

Vocabulário
[pt] ALIVIO DE PLATAFORMAS

Vocabulário
[pt] LOGISTICA DO PETROLEO

Vocabulário
[en] OPTIMIZATION

Vocabulário
[en] OIL LOGISTICS

Resumo
[pt] O crescimento da produção diária de petróleo e os elevados custos envolvidos na logística de petróleo, mais precisamente na logística upstream, pela sua complexidade, e em particular, na logística de produção e ainda, somando-se a atual queda do preço do barril, resultam que os impactos econômicos que as falhas no processo logístico podem causar, tornam-se cada vez mais relevantes. Neste contexto, foi desenvolvido um modelo de programação linear que promove a otimização da operação de alivio de plataformas conjugada à programação da janela de atendimento das diversas embarcações a fim de não haja necessidade de interromper a produção de nenhuma plataforma e que todas as demandas sejam cumpridas. Em qualquer circunstância o método utilizado busca a minimização dos custos operacionais através da redução das distancias percorridas e do número de navios afretados. O modelo matemático foi aplicado em um estudo de caso composto por três cenários distintos. O resultado obtido fundamenta a tomada de decisão que definirá o numero de navios aliviadores a serem afretados durante um determinado período.

Resumo
[en] The growth of daily oil production and the high costs involved in oil logistics, specifically the upstream logistics and the production logistics itself, adding to the current downturn in oil prices, are becoming increasingly relevant considering the major economic impacts caused by eventual failure in logistics processes. In this context, a linear programming model was developed. It provides the optimization of offloading platforms operation coupled to the service window of various vessels, so there is no need to interrupt the production of any of those platforms, allowing that all demands are met. In any case, this method seeks to minimize operational costs by reducing the distances traveled and the number of chartered vessels. The mathematical model was applied in a case study consisting of three different scenarios. The result obtained allows effective decision making that will define the number of shuttle tankers to be chartered for a certain period of time.

Orientador(es)
FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA

Banca
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO

Banca
FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA

Banca
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO

Catalogação
2015-10-13

Apresentação
2015-04-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25301@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25301@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25301


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