Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ESTRATÉGIA COMO FATOR DETERMINANTE DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA

Título
[en] STRATEGY AS KEY PERFORMANCE FACTOR IN BRAZILIAN AUTOMOTIVE INDUSTRY

Autor
[pt] BRUNO CASTELLO MEMORIA

Vocabulário
[pt] GRUPO ESTRATEGICO

Vocabulário
[pt] TIPOLOGIA DE MICHAEL PORTER

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA-DESEMPENHO

Vocabulário
[pt] INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIAS GENERICAS

Vocabulário
[en] STRATEGIC GROUP

Vocabulário
[en] MICHAEL PORTER S TYPOLOGY

Vocabulário
[en] STRATEGY-PERFORMANCE

Vocabulário
[en] AUTO INDUSTRY

Vocabulário
[en] GENERIC STRATEGICS

Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo observar a possível relação teórica entre grupos estratégicos da indústria automobilística brasileira e o desempenho das empresas pertencentes a estes grupos estratégicos. Para cumprir este objetivo, foram analisadas 30 montadoras de automóveis, identificando os grupos estratégicos formados, utilizando a tipologia de Michael Porter como base. Após a identificação das estratégias competitivas foi realizada análises sobre o desempenho dos grupos, observando como os grupos estratégicos se apresentam dentro desta indústria. Os dados foram analisados estatisticamente (Z-score, Shapiro-Wilks, análise fatorial, K-means clusters, ANOVA e MANOVA), permitindo análises mais consistentes sobre o coalinhamento estratégico das empresas da indústria em questão. Como resultados, foram encontrados cinco grupos estratégicos, com diferenças significantes entre os seus desempenhos médios para algumas variáveis dependentes, especialmente para a variável Satisfação dos clientes. Esta diferença entre o desempenho médio dos grupos estratégicos indica a importância do estudo das estratégias competitivas das empresas de determinada indústria, sugerindo possível relação teórica entre a estratégia e o desempenho.

Resumo
[en] This study aims to evaluate the possible theoretical relationship between strategic groups of the Brazilian automobile industry and the performance of companies belonging to these strategic groups. To achieve this goal, were analyzed 30 car assemblers companies, identifying strategic groups, using Michael Porter s typology as a base. After the identification of competitive strategies, analysis was conducted on the performance of the groups, observing how the strategic groups present within this industry. Data were statistically analyzed (Z-score, Shapiro-Wilks, factor analysis, K-means clustering, ANOVA and MANOVA), allowing more consistent analyzes of the strategic co-alignment of industry companies concerned. As a result, five strategic groups were found, with significant differences between their average performances for some dependent variables, highlighting the Consumer Satisfaction variable. This difference between the average performances of strategic groups indicates the importance of studying the competitive strategies of the particular industry companies, suggesting a possible theoretical relationship between strategy and performance.

Orientador(es)
MARCOS COHEN

Banca
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
MARCOS COHEN

Banca
LUIS ANTONIO DA ROCHA DIB

Catalogação
2015-09-24

Apresentação
2015-04-01

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25250@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25250@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25250


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF