Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A PRESENÇA DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: LETRAMENTO CÍVICO E DEMOCRACIA

Título
[en] THE PRESENCE OF SOCIOLOGY IN HIGH SCHOOL: CIVIC LITERACY AND DEMOCRACY

Autor
[pt] LAURA DE ALMEIDA BRAGA ROSSI

Vocabulário
[pt] DEMOCRACIA

Vocabulário
[pt] LETRAMENTO CIVICO

Vocabulário
[pt] ENSINO MEDIO

Vocabulário
[pt] SOCIOLOGIA

Vocabulário
[en] DEMOCRACY

Vocabulário
[en] CIVIC LITERACY

Vocabulário
[en] HIGH SCHOOL TEACHING

Vocabulário
[en] SOCIOLOGY

Resumo
[pt] Este trabalho dissertativo tem por objetivo encarar a presença da Sociologia na escola brasileira a partir de três enfoques: sua chegada, sua implementação e suas possibilidades. Em primeiro lugar, remetemo-nos ao próprio desenvolvimento das Ciências Sociais no país, que acreditamos ter forte relação com a mobilização e as disputas que culminaram na lei n. 11.684/08, que institui a obrigatoriedade do ensino da disciplina no Ensino Médio. Ainda, analisaremos a transformação destes esforços na definição de currículos e programas de avaliação, bem como a aprendizagem dos conteúdos sociológicos a partir de resultados de avaliações em três estados do país. E, por fim, realizaremos uma discussão acerca da finalidade da presença da Sociologia na escola, mais especificamente a sua contribuição para o letramento cívico, à luz de um debate que parte dos dados sobre a relação da Sociologia com o senso comum. A hipótese geral trata da aprendizagem pelos alunos daquilo que está mais próximo do senso comum, ou seja, de conteúdos já sociologizados na vida cotidiana.

Resumo
[en] This dissertation aims to discuss the presence of Sociology in Brazilian schools from three different perspectives: its arrival, its implementation process and the possibilities it offers. Firstly, through examining the institutionalization of the social sciences in the country and its relation to the law 11.684 from 2008, which established Sociology as an obligatory class in high schools. Secondly, the transformation of this effort into the development of curriculum and assessment programs nationwide, as well as assessment results from three different states that allow a discussion about student learning in this discipline. At last, regarding the assessment results, a debate is drawn about the purposes of the presence of a Sociology class in school level, more specifically its possibility to contribute to civic literacy. The general hypothesis is that students are having difficulty learning contents that are farther from the common sense that surrounds them. That means they are learning contents that are already present in their day-to-day lives, contents that have been already sociologized.

Orientador(es)
MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS

Banca
MANUEL PALACIOS DA CUNHA E MELO

Banca
MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS

Banca
LUIZ JORGE WERNECK VIANNA

Catalogação
2015-09-18

Apresentação
2015-04-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25227@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25227@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25227


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF