Título
[pt] STORYTELLING: O USO DE NARRATIVAS NOS RELACIONAMENTOS DE NEGÓCIOS E NAS VENDAS CORPORATIVAS
Título
[en] STORYTELLING: THE USE OF NARRATIVES IN BUSINESS RELATIONSHIPS AND CORPORATE SALES
Autor
[pt] MARCANTONIO CANEDO MONTESANO
Vocabulário
[pt] NEGOCIACAO
Vocabulário
[pt] RELACIONAMENTOS DE NEGOCIOS
Vocabulário
[pt] VENDAS CORPORATIVAS
Vocabulário
[pt] STORYTELLING
Vocabulário
[pt] NARRATIVA
Vocabulário
[en] NEGOTIATION
Vocabulário
[en] BUSINESS RELATIONSHIPS
Vocabulário
[en] CORPORATE SALES
Vocabulário
[en] STORYTELLING
Vocabulário
[en] NARRATIVE
Resumo
[pt] Apesar da difusão das pesquisas sobre storytelling e narratividade na literatura contemporânea de Administração, principalmente na área de marketing e estudos organizacionais, o uso das narrativas nos relacionamentos de negócios e vendas corporativas é um tema ainda relativamente pouco explorado. Nesse contexto, o objetivo da presente investigação de caráter exploratório é identificar e analisar em que medida os executivos e profissionais de vendas fazem uso de narrativas e histórias (storytelling) nos seus relacionamentos de negócios e vendas corporativas. Para isso, foram entrevistados 21 executivos e profissionais de vendas experientes, com reconhecido histórico de bom desempenho em suas organizações. Os dados resultantes das entrevistas foram tratados por meio de análise do conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam que o uso das narrativas é recorrente para se alcançarem diversos objetivos, como compartilhar informações, estabelecer empatia com os clientes e conquistar a confiança destes. Também fornecem indícios de que a prática do storytelling influencia na qualidade da interação entre os sujeitos envolvidos no processo de venda e no potencial de realização de negócios. Além disso, os executivos que têm relacionamentos de negócios podem se beneficiar ao se expressarem por meio de histórias.
Resumo
[en] Despite the dissemination of studies on storytelling and narrative in contemporary literature of Administration, specifically in marketing fields and organizational studies, the use of narratives in business relationships and corporate sales is a topic still relatively unexplored. In this context, the objective of this exploratory study is to identify and analyze the extent to which executives and sales professionals make use of narratives and stories (storytelling) in their business relationships and corporate sales. For this purpose, 21 seniors executives and sales professionals, with good performance history recognized in their organizations, were interviewed. Data from the interviews were treated by analysis of the content. The survey results indicate that the use of narratives is recurrent and are used to achieve various goals, such as to share information and establish empathy and trust with customers, among others. The results provide indications that the practice of storytelling influences the quality of interaction between the individuals involved in the sale process and the potential of doing business; and that executives who have business relationships can benefit from the practice of expressing through stories.
Orientador(es)
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
Banca
MARCUS WILCOX HEMAIS
Banca
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
Banca
DENISE FRANCA BARROS
Catalogação
2015-09-04
Apresentação
2015-04-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25172@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25172@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25172
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