Maxwell Para Simples Indexação

Título
[fr] GERMINATIONS DU NOUVEAU: TEMPS ET CRÉATION CHEZ HENRI BERGSON

Título
[pt] GERMINAÇÕES DO NOVO: TEMPO E CRIAÇÃO EM HENRI BERGSON

Autor
[pt] PEDRO BONFIM LEAL

Vocabulário
[pt] CRIACAO

Vocabulário
[pt] ESFORCO

Vocabulário
[pt] NOVIDADE

Vocabulário
[pt] TEMPO

Vocabulário
[pt] MEMORIA

Vocabulário
[fr] CREATION

Vocabulário
[fr] TEMPS

Vocabulário
[fr] MEMOIRE

Resumo
[pt] O tema da criação perpassa todo o pensamento bergsoniano. Erigida em torno de um único propósito – encontrar uma consideração filosófica apropriada sobre o tempo, a obra de Bergson encontra desde as primeiras formulações uma equivalência entre o conceito de duração e seu desdobrar em novidade. Segundo Bergson, a tradição teria partido de uma noção de presente espacializado como modelo fundamental para pensar a marcha do tempo, estendendo este presente ao passado e ao futuro. Com isto, passado, presente e futuro espelham um tempo único, sendo este, ainda, uma miragem da temporalidade concreta. Será a partir do entrelaçamento entre as três dimensões temporais, devidamente distinguidas uma da outra, que Bergson compreende o tempo como produtor do novo. A tese busca recortar na obra bergsoniana os principais momentos de formulação desta dinâmica criadora. Tal como tentamos evidenciar ainda, a relevância da compreensão do autor sobre o tema constitui uma das mais consistentes formulações sobre a criação na contemporaneidade, o que pode ser atestado pela convergência entre estas ideias e a de outros filósofos e saberes.

Resumo
[fr] Le thème de la création traverse l ensemble de la pensée bergsonienne. Construit autour d un seul but - trouver une considération philosophique appropriée du temps, l oeuvre de Bergson trouve dès les premières formulations une équivalence entre la notion de durée et son dédoublement en nouveauté. Selon Bergson, la tradition serait parti d une notion spatialisée du présent, modèle fondamental pour penser la marche du temps, déployant ce présent jusqu’au passé et au futur. Ainsi, passé, présent et futur reflètent un temps unique, ce dernier étant encore conçu comme un mirage de la temporalité concrète. C est à partir de l enchevêtrement entre les trois dimensions temporelles, bien distingués les uns des autres, que Bergson comprend le temps comme producteur du nouveau. La thèse vise à découper dans l oeuvre de Bergson les moments clés de la formulation de cette dynamique créatrice. Tel comme nous essayons encore de le mettre en lumière, l importance de la compréhension de l auteur sur le sujet en question est l une des formulations les plus profondes sur la création dans la contemporanéité, ce qui peut être attesté par la convergence entre ces idées et celles d autres philosophes et d autres savoirs.

Orientador(es)
EDUARDO JARDIM DE MORAES

Banca
ANDREA BIERI

Banca
EDUARDO JARDIM DE MORAES

Banca
EDGAR DE BRITO LYRA NETTO

Banca
TITO MARQUES PALMEIRO

Banca
BEATRIZ ANDREIUOLO

Catalogação
2015-08-31

Apresentação
2014-03-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25144@1

Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25144@3

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25144


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF