Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ARTE SACRA E DISTINÇÃO SOCIAL: JOAQUIM JOSÉ DA NATIVIDADE NO SUL DE MINAS GERAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX

Título
[en] SACRED ART AND SOCIAL DISTINCTION: ARTIST JOAQUIM JOSÉ DA NATIVIDADE IN SOUTHERN MINAS GERAIS IN THE FIRST HALF OF THE NINETEENTH CENTURY

Autor
[pt] MARIA CRISTINA NEVES DE AZEVEDO

Vocabulário
[pt] DISTINCAO SOCIAL

Vocabulário
[pt] JOAQUIM JOSE DA NATIVIDADE

Vocabulário
[pt] ARTE SACRA

Vocabulário
[en] SACRED ART

Resumo
[pt] A atuação do artista Joaquim José da Natividade, na Comarca do Rio das Mortes entre a segunda metade do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX, permitiram a reflexão acerca das possíveis relações entre os processos de construção e decoração de capelas e igrejas com as representações de distinção e hierarquia(s) entre moradores. Ao disponibilizar recursos para a ornamentação dos templos, os financiadores das obras – proprietários de terras e escravos ligados à produção e comercialização de gêneros alimentícios – esperavam que a qualidade artística fosse compatível aos valores mobilizados. Dessa maneira, os fatores prestígio para o artista e fortuna para o contratante se mostraram pertinentes para a análise de parcela das obras atribuídas ao artista, por carregarem o significado do privilégio social expressos nos processos artísticos e sociais inerentes à sua execução.

Resumo
[en] References to the significant role of the artist Joaquim José Nativity - in the County of Rio das Mortes between the second half of the eighteenth century and the first decades of the nineteenth century - allowed the reflection on the possible relationships between the processes of construction and decoration of chapels and churches with the distinction of representantions and hierarchy(s) between dwellers. To provide resources for the ornamentation of the temples, the funders of the work - Landowners and slaves related to production and marketing of foodstuffs - expected that the artistic quality was compatible with raised values. Thus, the prestige and fortune for the artist to the contractor factors were relevant to the examination of a portion of the works attributed to the artist, because they carry the meaning of social privilege expressed in artistic and social processes involved in their implementation.

Orientador(es)
EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES

Banca
ILMAR ROHLOFF DE MATTOS

Banca
EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES

Banca
CAIO CESAR BOSCHI

Catalogação
2015-08-20

Apresentação
2014-09-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25091@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25091@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25091


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF