Título
[pt] MODELAGEM DE LEILÕES MULTIDIMENSIONAIS APLICADA A CONCESSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
Título
[en] MODELING OF MULTIDIMENSIONAL AUCTIONS APPLIED TO PUBLIC SERVICE CONCESSIONS
Autor
[pt] LUISA RIBEIRO VON GLEHN NOBRE
Vocabulário
[pt] LEILOES
Vocabulário
[pt] JOGOS DE FORMACAO INCOMPLETA
Vocabulário
[pt] CONCESSOES PUBLICAS
Vocabulário
[en] AUCTIONS
Vocabulário
[en] INCOMPLETE INFORMATION GAMES
Vocabulário
[en] CONCESSION AGREEMENTS
Resumo
[pt] Este trabalho propõe um modelo de implementação de um leilão
bidimensional para concessões de serviços públicos. O desenho do leilão
é feito pelo governo através de uma regra de pontuação quase-linear que
valora o preço cobrado e o tempo para iniciar a prestação de serviços.
Este modelo aplica-se ao conjunto de serviços públicos que geram
grandes benefícios quando começam a ser prestado em uma data limite
reduzida. Os potenciais compradores possuem informação privada sobre
seus custos de produção e redução do tempo. A regra de pontuação
reduz a dimensionalidade dos lances tornando-os unidimensionais para
os participantes, o maior lance resulta em uma obrigação contratual ao
vencedor. O modelo auxilia na elaboração do design do leilão de forma a
maximizar as preferências do governo dado o comportamento estratégico
dos compradores.
Resumo
[en] In this thesis we propose a model for a two-dimensional auction of
public service concession agreements. The government design of the auction
involves an almost linear scoring rule that evaluates the price charged and
the time to start providing the services.
The model applies to the public services that improve social welfare by
reducing the delivery time of services. Suppliers have private information
about their costs and time reduction offer. The proposed scoring rule of
each supplier reduces the dimensionality of the bids submitted to a single
dimension. The winner is committed to his bid and obliges to provide the
required services. The model assists in preparing the design of the auction in
order to maximize the preferences of the government given to the strategic
behavior of buyers.
Orientador(es)
ALEX LUCIO RIBEIRO CASTRO
Coorientador(es)
JOISA CAMPANHER DUTRA SARAIVA
Banca
JAIR KOILLER
Banca
THOMAS LEWINER
Banca
JOISA CAMPANHER DUTRA SARAIVA
Banca
ALEX LUCIO RIBEIRO CASTRO
Banca
MOACYR ALVIM HORTA BARBOSA DA SILVA
Catalogação
2015-08-10
Apresentação
2014-08-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25020@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25020@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25020
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF