Título
[pt] A EXPERIÊNCIA ESCOLAR DO MUNDO POPULAR E OS DESAFIOS DE UMA SOCIALIZAÇÃO PARA MAIOR EQUIDADE NO BRASIL
Título
[en] THE SCHOOL EXPERIENCE OF LOWER-CLASS STUDENTS AND THE CHALLENGES OF A SOCIALIZATION FOR GREATER EQUITY IN BRAZI
Autor
[pt] FRANCICLEO CASTRO RAMOS
Vocabulário
[pt] ESCOLA PUBLICA
Vocabulário
[pt] EQUIDADE NO BRASIL
Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA ESCOLAR
Vocabulário
[pt] MUNDO POPULAR
Vocabulário
[pt] SOCIALIZACAO ESCOLAR
Vocabulário
[en] PUBLIC SCHOOL
Vocabulário
[en] EQUITY IN BRAZIL
Vocabulário
[en] SCHOOL EXPERIENCE
Vocabulário
[en] LOWER-CLASS STUDENTS
Vocabulário
[en] SCHOOL SOCIALIZATION
Resumo
[pt] A presente dissertação busca compreender a socialização produzida pela escola brasileira no contexto de universalização do ensino. Para tanto, apresenta-se episódios de uma etnografia de recreio de quatro escolas públicas de ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro a fim de identificar os seus limites e suas potencialidades no trabalho de socialização dos estudantes de origens populares. Conclui-se que a Constituição de 1988 confere uma centralidade à escola na socialização de todas as crianças e, segundo seus princípios, uma de suas funções é desenvolver a habilidade no indivíduo para agir na sociedade de modo a fortalecer a democracia. Com efeito, como a interação escolar é marcada pelos efeitos da condição social do aluno morador de favela, os episódios de recreio dão indícios de uma socialização na qual há pouca reciprocidade de expectativas, e esse formato pode gerar uma integração precarizada na sociedade. Além disso, as diferentes formas observadas de socialização escolar apresentam baixa capacidade de ofertar aos alunos das classes populares a possibilidade de experimentar igualmente as instituições da democracia e as potencialidades educacionais atuais.
Resumo
[en] The present dissertation aims to comprehend the socialization produced by the Brazilian school in the context of educational expansion. Thus, it presents ethnographical field situations of school recesses in four elementary public schools in Rio de Janeiro, in order to identify limits and potentialities of the socialization of lower-class students. The Brazilian Constitution of 1988 confers centrality to public schools in the socialization of all children and, according to its principles, one of school s task is to develop individuals capacity to act in society to strengthen democracy. Since the educational interaction suffers the effect of the social condition of the student, majorly favela inhabitant, the recess situations seem to indicate a socialization in which there is a low expectation of reciprocity that may produce a fragile integration in society. Furthermore, the different ways of socialization observed offered low possibilities to lower-class students equally experiment democracy and educational potentialities.
Orientador(es)
MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS
Banca
ANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVA
Banca
MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS
Banca
MÔNICA DIAS PEREGRINO FERREIRA
Catalogação
2015-07-09
Apresentação
2014-04-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24885@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24885@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24885
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF