Título
[pt] MATERIAIS DE ENSINO DA LEITURA E O PARADIGMA PSICOLINGUÍSTICA E INTERFACES
Autor
[pt] VERA WANNMACHER PEREIRA
Vocabulário
[pt] PSICOLINGUISTICA
Vocabulário
[pt] ANOS INICIAIS
Vocabulário
[pt] MATERIAL DE ENSINO DA LEITURA
Vocabulário
[pt] FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES
Vocabulário
[pt] INTERFACE
Vocabulário
[pt] PARADIGMA
Resumo
[pt] O trabalho tem como eixo materiais de ensino da leitura nos anos iniciais e formação inicial dos professores. Primeiramente, analisa o aprendizado da leitura. Após, examina as relações entre dificuldades de construção de um paradigma produtivo de materiais de ensino da leitura e formação inicial dos professores. A seguir, propõe um paradigma baseado na Psicolinguística em interface interna com a Linguística do Texto e externa com as Neurociências, a Psicologia Cognitiva e a Educação. Por último, apresenta encaminhamentos para um paradigma de academia com interface de campos do conhecimento, propondo aproximação entre disciplinas de fundamentos e de ensino, diálogo teoria/prática e integração academia/escola.
Palavras-chave: materiais de ensino da leitura; anos iniciais; formação inicial de professores; paradigma Psicolinguística e interfaces.
Catalogação
2015-06-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24825@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.24825
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF