Título
[pt] MULTIMODALIDADE E ANÁLISE LINGUÍSTICA: EXPLORANDO O GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
Autor
[pt] EDERSON LUIS SILVEIRA
Autor
[pt] RAIMUNDO EXPEDITO DOS SANTOS SOUSA
Autor
[pt] VANESSA ARLESIA DE SOUZA FERRETTI SOARES
Vocabulário
[pt] ENSINO
Vocabulário
[pt] TEXTOS MULTIMODAIS
Vocabulário
[pt] PUBLICIDADE
Resumo
[pt] O presente trabalho de investigação interpretativa-qualitativa visa lançar luzes ao (des) aparecimento de textos multimodais na escola na contemporaneidade. Um dos objetivos centrais da escola é possibilitar que os estudantes participem de várias práticas sociais nas quais a leitura e a escrita se faz presente direta ou indiretamente. Assim, após situar historicamente a constituição dos objetos de ensino na disciplina de língua portuguesa e de problematizações acerca da multimodalidade, será apresentado um exemplo de análise do discurso publicitário em que podem ser apreendidas as instâncias multimodais de constituição do texto enquanto objeto de reflexões, especificamente de análise linguística. Isso faz pensar acerca do papel da escola frente a essa complexidade de espaços e temporalidades que o advento das novas tecnologias fez vigorar e cujas discussões não podem ser ignoradas.
Catalogação
2015-06-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24805@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.24805
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF