Título
[pt] O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E O USO DAS TECNOLOGIAS NAS PERSPECTIVAS DA ANÁLISE DO DISCURSO PECHEUNIANO E DA PSICANÁLISE
Autor
[pt] MICHELE ESTER DE MOURA CAMPOS FURLAN
Vocabulário
[pt] ENSINO
Vocabulário
[pt] IDENTIDADE
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA APLICADA
Resumo
[pt] Este artigo visa a discutir o uso das novas tecnologias nas práticas de ensino por meio de análise dos discursos de professores de língua inglesa, os quais são permeados por discursos científicos e tecnológicos que o legitimam como estatuto de verdade. O corpus é constituído por trechos de três ensaios escritos por professores que lecionam em diferentes realidades de ensino: em uma escola livre de idiomas, em uma escola particular de ensino fundamental e médio e em uma escola pública, também de ensino fundamental e médio. A pesquisa se baseia nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, da Análise do Discurso (Pêcheux, 1990) e da psicanálise lacaniana. Os resultados mostraram que o professor de língua estrangeira se vê em uma situação de conflito, pois, aceita e acredita que o uso das novas tecnologias auxiliará na eficácia dos resultados do seu trabalho, mas enfrenta dificuldades para colocá-los em prática e inovar no que diz respeito aos procedimentos e métodos pedagógicos de ensino. É um professor que busca sua completude ao mesmo tempo em que ainda faz uso do convencional e do tradicional, mas que, mesmo assim, constrói um discurso pautado na cientificidade, a qual o legitima e constitui sua identidade de professor.
Catalogação
2015-06-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24804@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.24804
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF