Título
[pt] A ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO DA ESCOLA COMO COMUNIDADE EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor
[pt] LUIZ CARLOS SOUZA BEZERRA
Vocabulário
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
Vocabulário
[pt] COMUNIDADE
Vocabulário
[pt] ESCOLA
Vocabulário
[pt] PROJETO POLITICO PEDAGOGICO
Resumo
[pt] Pretende-se, neste trabalho, compreender a análise do projeto político pedagógico (PPP) como instrumento de reflexão da escola como comunidade. O PPP não é entendido no sentido stricto senso de formalização do trabalho didático, mas em sentido lato senso, mais amplo, ou seja, o PPP é constituído a partir de conceitos e significados, de experiências permeadas por valores simbólicos que incidem na prática docente, na articulação da unidade escolar, na relação da escola com a sociedade, na relação do professor-aluno. Para tanto, os dados de análise consistem em relato de experiência com formação de professores de escolas públicas desenvolvida em uma cidade no interior do Estado do Ceará. Os resultados preliminares revelam que os professores apresentavam dificuldades e resistência em compreender o PPP como uma proposta de formação e transformação da unidade escolar e, que, por sua vez, possui sentidos importantes na construção da identidade da instituição.
Catalogação
2015-06-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24803@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.24803
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