Título
[pt] REFLEXÕES E INQUIETAÇÕES ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS
Autor
[pt] JEOVANA KARLA DE OLIVEIRA DIAS
Autor
[pt] GIULIANA CASTRO BROSSI
Vocabulário
[pt] ANOS INICIAIS
Vocabulário
[pt] ENSINO CRITICO DE LINGUAS
Vocabulário
[pt] PROFESSOR REFLEXIVO
Resumo
[pt] Este estudo de caso discute as reflexões de uma professora e sua experiência no ensino de língua inglesa (LI), visando mostrar como se configura o ensino de LI nos anos iniciais em uma escola pública municipal de uma cidade do interior de Goiás. A metodologia adotada pauta-se na abordagem qualitativa, com a participação de uma professora de LI, que norteia sua práxis por uma perspectiva crítica de ensino de línguas. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2013 e no primeiro de 2014, tendo como instrumentos questionário, observação de aulas, análise de planejamentos anual e semanal, diários reflexivos e entrevista. A análise dos dados está ancorada em estudos sobre a formação de professores reflexivos (PIMENTA, 2005), a perspectiva crítica de ensino de línguas (PENNYCOOK, 1990; 2010; 2012; MENEZES DE SOUZA, 2011; PESSOA, 2014; BORELLI; PESSOA, 2011) e o ensino de língua estrangeira para crianças (ROCHA, 2012; TONELLI, 2013; PEREIRA, 2007). Os resultados revelam crenças, expectativas e inquietações de uma profissional engajada com o ensino de LI e comprova a importância da formação continuada de professores/as de língua estrangeira.
Catalogação
2015-06-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24802@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.24802
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF