Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] QUANDO A ARTE DE RUA SE TRANSFORMA EM DESIGN GRÁFICO

Título
[en] WHEN STREET ART BECOMES GRAPHIC DESIGN

Autor
[pt] MATEU VELASCO

Vocabulário
[pt] DESIGN GRAFICO

Vocabulário
[pt] CULTURA UNDERGROUND

Vocabulário
[pt] ARTE DE RUA

Vocabulário
[pt] GRAFITE

Vocabulário
[en] GRAPHIC DESIGN

Vocabulário
[en] UNDERGROUND CULTURE

Vocabulário
[en] STREET ART

Vocabulário
[en] GRAFFITI

Resumo
[pt] O objetivo deste trabalho é fazer uma análise da influência e uso do design gráfico em alguns dos projetos desenvolvidos no movimento de arte urbana dos últimos dez anos. Este estudo possibilitou gerar material de pesquisa sobre a arte urbana para futuros trabalhos que conectem arte de rua e o design gráfico, assim como identificar como estes artistas incorporam conceitos do design em seus projetos. A partir deste levantamento foi possível observar ainda de que forma esta prática contribuiu para a propagação do movimento artístico e vice versa. Para que a proposta do estudo fosse alcançada foi feito um levantamento histórico das origens do movimento artístico urbano e uma pesquisa de campo para compreender o estágio atual da arte de rua. Foi ainda realizado um estudo de caso do cartaz criado por Shepard Fairey para a campanha presidencial dos Estados Unidos para exemplificar uma das formas em que o design gráfico dialoga estreitamente com a street art, confirmando assim a conexão entre ambas as práticas.

Resumo
[en] The objective of this study is to analyze the influence and use of graphic design in some of the projects developed in the urban art movement of the last ten years.This study enabled us to generate research material on urban art for future studies that connect street art and graphic design, as well as identify how these artists incorporate design concepts in their designs. From this survey it was also possible to observe how this practice has contributed to the spread of the artistic movement and vice versa. For that the purpose of the study was achieved was made a historical survey of the origins of the urban art movement and field research to understand the current state of street art. It also conducted a case study of a poster created by Shepard Fairey for the U.S. presidential campaign to illustrate one of the ways in which graphic design dialogues closely with street art, thus confirming the connection between both practices.

Orientador(es)
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO

Banca
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO

Banca
RENATA VILANOVA LIMA

Banca
PEDRO SANCHEZ CARDOSO

Catalogação
2015-06-02

Apresentação
2013-04-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24699@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24699@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24699


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF