Título
[en] FORMATION OF CHARACTER AND REFLEXIVE JUDGEMENT IN KANT S PHILOSOPHY
Título
[pt] FORMAÇÃO DO CARÁTER E JUÍZO REFLEXIVO NA FILOSOFIA DE KANT
Autor
[pt] DOUGLAS LUIZ PEREIRA
Vocabulário
[pt] RAZAO PRATICA
Vocabulário
[pt] FORMACAO DO CARATER
Vocabulário
[pt] JUIZO REFLEXIVO
Vocabulário
[en] PRATICAL REASON
Vocabulário
[en] CHARACTER FORMATION
Vocabulário
[en] REFLECTIVE JUDGEMENT
Resumo
[pt] É no contexto da proposta kantiana para a prática da moralidade que a tese está centrada. Dentro desse contexto, o foco principal é o problema da educação, pois a educação para a moralidade tem pressupostos e requer determinadas práticas, que são melhor compreendidas se levamos em conta o âmbito do sistema kantiano. De acordo com Kant, a razão humana cumpre não só uma função teórica, voltada para o conhecimento da natureza, mas também uma função prática, voltada para ideia de liberdade. Isso faz com que a questão da moralidade e da educação tenham seu cerne na ideia de liberdade. Em função dessa ideia, segundo Kant, a razão é capaz de determinar a vontade e o agir do ser humano, possibilitando um agir autônomo. É com vistas à constituição de sujeitos autônomos que a tarefa da educação moral se faz necessária, tarefa que requer um longo caminho de formação do caráter e do aprendizado pela liberdade, aprendizado cujos pressupostos residem nos princípios da razão pura, os únicos que possibilitam a moralidade.
Resumo
[en] This thesis is centered on Kant s proposal for the practice of morality. In this context, the main focus is the problem of education, since education for morality has principles and requires certain practices that make better sense if we take into consideration the realm of Kant s system. According to Kant, the human reason fulfills not only a theoretical function, aimed at the knowledge of nature, but also a practical function, aimed at the idea of freedom. Therefore, the question of morality and education has its roots in the idea of freedom. Reason is capable of determining the will and the actions of human beings, making an autonomous action possible. Aiming at the constitution of autonomous subjects, the task of moral education is necessary, and it requires a long path of formation of character and learning through freedom. The foundations of this learning reside in the principles of pure reason, the only ones to make morality possible.
Orientador(es)
VERA CRISTINA DE ANDRADE BUENO
Banca
EDGARD JOSE JORGE FILHO
Banca
VERA CRISTINA DE ANDRADE BUENO
Banca
EDGAR DE BRITO LYRA NETTO
Banca
FILIPE CEPPAS DE CARVALHO E FARIA
Banca
LUIS ANTONIO CUNHA RIBEIRO
Catalogação
2015-05-05
Apresentação
2014-05-09
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24523@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24523@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24523
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