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Título
[en] INTERNATIONALIZATION PROCESS IN THE BRAZILIAN VIDEO GAME INDUSTRY: CASE STUDIES

Título
[pt] PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA INDÚSTRIA DE JOGOS ELETRÔNICOS BRASILEIRA: ESTUDO DE CASOS

Autor
[pt] GIL BARRETO DE GOES

Vocabulário
[pt] PROCESSO DE INTERNACIONALIZACAO

Vocabulário
[pt] INDUSTRIA DE JOGOS ELETRONICOS

Vocabulário
[pt] EMPRESAS NASCIDAS GLOBAIS

Vocabulário
[en] INTERNATIONALIZATION PROCESS

Resumo
[pt] A partir da década de 1990 registra-se crescente interesse no estudo de empresas que apresentam processo de internacionalização rápido e precoce, conhecidas na literatura como Born Globals. O presente estudo investigou o processo de internacionalização de duas Born Globals brasileiras de pequeno porte que atuam no desenvolvimento de jogos eletrônicos. O objetivo deste trabalho foi compreender as motivações, os processos de internacionalização, os fatores que influenciaram negativamente e positivamente a expansão internacional dessas empresas e as estratégias adotadas para se manterem no mercado internacional, sob o enfoque das principais teorias propostas pela literatura. O estudo foi de natureza qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com os principais executivos que atuam na área internacional dessas empresas e levantados dados secundários sobre as mesmas. Paralelamente, foi desenvolvida uma análise do setor de jogos eletrônicos e de sua internacionalização. Por fim, foi possível traçar a evolução do processo de internacionalização das empresas, identificando etapas e eventos importantes, assim como as razões que determinaram as principais ações das empresas, confrontando-se tais resultados com a literatura sobre o tema.

Resumo
[en] Since the 1990s there has been increasing interest in the study of companies that go through rapid and early internationalization processes. The literature refers to these firms as Born Globals. This study examines the internationalization processes of two small Brazilian Born Globals in the video game development industry, from the standpoint of the main theories present in the literature. The objective of this study is to gain a better understanding of these firms motivations, their internationalization processes, the factors that positively and negatively influenced their international expansion, and the strategies they adopted to survive in the international market, The study is qualitative and employs the case study method. Primary data was gathered through interviews conducted with key executives who work in the international area of the two companies being studied. The study also made use of secondary data from. Parallel to the development of the case, an analysis of the video game industry and its internationalization was developed. Hence, the information gathered made it possible to trace the evolution of the internationalization processes of both companies, identifying important steps and events, as well as getting further insight into the reasons that behind some of the major corporate actions. Finally, these results were confronted with the extant.

Orientador(es)
JORGE BRANTES FERREIRA

Banca
JORGE BRANTES FERREIRA

Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Banca
RENATO DOURADO COTTA DE MELLO

Catalogação
2015-04-28

Apresentação
2014-03-31

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24496@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24496@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24496


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