Título
[pt] MARKETING DE RELACIONAMENTO: CROSS-SELLING NA TELEFONIA MÓVEL
Título
[en] RELATIONSHIP MARKETING: CROSS-SELLING ON MOBILE TELECOM
Autor
[pt] MANOELA BRANDAO DE OLIVEIRA
Vocabulário
[pt] MINERACAO DE DADOS
Vocabulário
[pt] CROSS-SELLING
Vocabulário
[pt] MARKETING DE RELACIONAMENTO
Vocabulário
[pt] TELEFONIA MOVEL
Vocabulário
[pt] ARVORE DE DECISAO
Vocabulário
[en] DATA MINING
Vocabulário
[en] MARKETING OF RELATIONSHIP
Vocabulário
[en] MOBILE PHONE
Vocabulário
[en] DECISION TREE
Resumo
[pt] Com rápido crescimento nos últimos anos, o mercado de telecomunicações está ficando cada vez mais saturado. Como a comunicação tradicional por meio de serviços de voz já é amplamente utilizada, as operadoras têm enfrentado dificuldades em atrair novos usuários. Neste cenário, as operadoras têm direcionado cada vez mais esforços nas ações de cross-selling para rentabilizar sua base de clientes, oferecendo e estimulando o uso de novos serviços. Nesta pesquisa, serão utilizados dados existentes no banco de dados de uma operadora de telefonia móvel do mercado brasileiro para testar um modelo que facilita a identificação dos clientes mais propensos à contratação de novos serviços. Os dados foram tratados por meio de técnicas de mineração de dados e árvore de decisão. Os resultados sugerem que, com base na modelagem proposta, ações de cross-selling podem ser otimizadas com o aumento da taxa de retorno e, conseqüentemente, redução no custo das abordagens e menos desgaste da base de clientes com contatos irrelevantes.
Resumo
[en] Due to its fast growth in recent years, the wireless market is becoming increasingly saturated. Since traditional communication through voice services is already widely used by most individuals, wireless carriers are facing difficulties in finding and attracting new users for such services. Given this scenario, enterprises are turning their attention to cross-selling campaigns to monetize their client base, offering and stimulating the use of new services. In this research, an existent data set from a Brazilian mobile telecom carrier was used to test a model that could facilitate the identification of current customers more likely to be interested in acquiring new services. The data were analyzed and modeled via data mining and decision tree. The results suggest that, if the proposed model is used, cross-selling campaigns could be optimized, achieving an increased rate of return, reduction in the cost of contacts and less wear of the client base with irrelevant offers.
Orientador(es)
JORGE BRANTES FERREIRA
Banca
JORGE BRANTES FERREIRA
Banca
ANGILBERTO SABINO DE FREITAS
Banca
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
Catalogação
2015-04-20
Apresentação
2014-04-07
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24474@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24474@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24474
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF