Título
[pt] PRIVAÇÃO DE LIBERDADE E SEUS REFLEXOS NAS CRIANÇAS QUE NASCEM NO CÁRCERE: UMA ANÁLISE DA LEP À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS
Autor
[pt] MAIRA MIRANDA FATTORELLI
Vocabulário
[pt] CRIANCA
Vocabulário
[pt] LEI DE EXECUCAO PENAL
Vocabulário
[pt] DIREITO DA CRIANCA
Vocabulário
[pt] SISTEMA PRISIONAL
Vocabulário
[pt] CARCERE
Vocabulário
[pt] ESTATUTO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE
Vocabulário
[pt] MATERNIDADE
Vocabulário
[pt] DIREITO HUMANO
Vocabulário
[pt] MULHER
Resumo
[pt] O presente trabalho, partindo da análise da realidade do nosso sistema penitenciário, debruça-se sobre a condição das crianças que nascem no cárcere, filhas das mulheres que estão cumprindo pena privativa de liberdade. Considerando a opção da Lei de Execução Penal pela permanência destas crianças no presídio, na companhia de suas genitoras, o trabalho abordará as consequências que esta estadia é capaz de provocar nos infantes de tenra idade que acabam compartilhando com suas mães as angústias próprias da privação de liberdade.
Após serem verificadas as especificidades atreladas à maternidade encarcerada, serão enaltecidos os direitos das crianças e das mulheres nos períodos de gestação e amamentação, no intuito de constrastá-los com a experiência vivenciada nos presídios. Serão delienadas, deste modo, todas as implicações jurídicas, sociais e psicológicas que a vivência maternal no meio carcerário é capaz de provocar, a fim de que se possa anunciar novos caminhos jurídicos, capazes de melhor equacionar os direitos das crianças e mulheres com o interesse do Estado no exercício do ius puniendi penal. Deste modo, pretende-se contribuir para a harmonização de nosso ordenamento jurídico pátrio com as disposições firmadas no âmbito do direito internacional dos direitos humanos.
Orientador(es)
BETHANIA DE ALBUQUERQUE ASSY
Coorientador(es)
VICTORIA AMALIA DE BARROS CARVALHO GOZDAWA DE SULOCKI
Catalogação
2015-03-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24361@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24361
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF