Título
[pt] DIMENSÕES POLÍTICAS DO MELODRAMA NO CINEMA ARGENTINO CONTEMPORÂNEO: PRINCÍPIOS, VALORES COMUNITÁRIOS E MERCADO EM FILMES DE ADOLFO ARISTARAIN E JUAN JOSÉ CAMPANELLA
Título
[en] POLITICAL DIMENSIONS OF THE MELODRAMA IN THE CONTEMPORARY ARGENTINEAN CINEMA: PRINCIPLES, COMMUNITARIAN VALUES AND MARKET IN ADOLFO ARISTARAIN AND JUAN JOSÉ CAMPANELLA MOVIES
Autor
[pt] GUILHERME MUNIZ SAFADI
Vocabulário
[pt] HISTORIA E CINEMA
Vocabulário
[pt] MELODRAMA E POLITICA
Vocabulário
[pt] HISTORIA ARGENTINA CONTEMPORANEA
Resumo
[pt] Este trabalho se dedica a investigar formas de tratamento do político presentes em algumas narrativas cinematográficas de corte melodramático, realizadas na Argentina nos anos iniciais deste século. A articulação de polarizações morais e de forte apelo emotivo, característicos do melodrama, com referências a marcos da política nacional, mostrou-se persistente no cinema argentino naqueles anos, quando a produção cinematográfica do país vivia um novo impulso. Lugares Comuns, de Adolfo Aristarain e O Clube da Lua, de Juan José Campanella, são alguns filmes representativos dessa persistência e constituem o foco central deste trabalho. Em primeiro lugar, sustentamos a forte presença de mensagens políticas que se opõe a uma ampliação do papel do mercado na sociedade, a partir da adesão a valores e princípios comunitários. Em segundo lugar, observamos um radical fechamento do espaço para ação política. Assim, através do modo melodramático, tais narrativas articulam uma moral associada a princípios políticos na escala reduzida das relações locais e familiares.
Resumo
[en] This work investigates forms of treating politics, which are present in some of the cinematic narratives of a melodramatic nature, produced in Argentina during the first years of the twentieth century. The melodrama typical features, such as the articulation of moral polarizations and strong emotional appeal, together with references to critical events of the internal politics, were persistent in the Argentinean cinema of those years, when the cinematographic production in the country was experiencing a new boom. Common Ground, by Adolfo Aristarain and Moon of Avellaneda, by Juan José Campanella, are two of the key movies that represent that persistence and they are the main focus of this analysis. Firstly, we argue that there is a strong presence of political messages that opposed the expansion of the role of free market in society, which is countered with the embrace of communitarian principles and values. Secondly, we observed a radical restriction of the space for political action Thus, through the melodramatic mode, these narratives articulate a moral associated to political principles in the reduced scale of the local and familiar relations.
Orientador(es)
MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER
Coorientador(es)
MIGUEL SERPA PEREIRA
Banca
MIGUEL SERPA PEREIRA
Banca
MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER
Banca
MONICA ALMEIDA KORNIS
Banca
DIEGO ANTONIO GALEANO
Catalogação
2015-03-18
Apresentação
2014-09-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24295@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24295@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24295
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF