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Título
[en] ANALYSIS OF FACTORS AFFECTING THE STRATEGIES OF DEVELOPERS AND BUILDERS OF RESIDENTIAL REAL ESTATE IN THE RIO DE JANEIRO CITY

Título
[pt] ANÁLISE DOS FATORES QUE AFETAM AS ESTRATÉGIAS DAS INCORPORADORAS E CONSTRUTORAS DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autor
[pt] CAROLINA DE ARAUJO E CUNHA

Vocabulário
[pt] GRUPO ESTRATEGICO

Vocabulário
[pt] FATORES AMBIENTAIS

Vocabulário
[pt] INCORPORADORAS E CONSTRUTORAS

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA COMPETITIVA

Vocabulário
[pt] IMOBILIARIA

Vocabulário
[en] STRATEGIC GROUP

Vocabulário
[en] COMPETITIVE STRATEGIC

Vocabulário
[en] REAL ESTATE

Resumo
[pt] Em função da estabilidade econômica do País e do aumento da renda da população, o setor de construção civil vem se destacando como gerador de negócios nos últimos anos. No negócio imobiliário habitacional existe um amplo leque de empresas, com algumas divisões definidas, tais como aquelas que só atuam em mercados de baixa renda ou as especializadas em imóveis com lazer, ou, ainda, aquelas focadas em lançamentos de apartamentos para atender determinados segmentos do mercado e outras divisões. A estabilização do crescimento da indústria da construção civil habitacional e a valorização dos imóveis a partir de 2012 levaram o mercado imobiliário a se tornar ainda mais competitivo. Para manterem-se lucrativas as construtoras e incorporadoras precisam ajustar suas estratégias buscando atender às expectativas dos seus consumidores, superando os concorrentes e se ajustando à nova dinâmica do mercado. Neste contexto, este trabalho visa a identificar, pela percepção dos especialistas do mercado imobiliário e dos gestores de empresas, quais são os fatores ambientais que mais afetam a formulação da estratégia dos grupos estratégicos de empresas atuantes na construção civil habitacional, formados com base na teoria de Michael Porter sobre grupos estratégicos. Para tal, foi realizado estudo qualitativo se utilizando de entrevistas semiestruturadas com especialistas do mercado imobiliário e gestores de construtoras-incorporadoras atuantes no Grande Rio. Os resultados indicam a existência de grupos estratégicos de empresas muito influenciados pelo seu porte, segmento alvo e estratégia competitiva genérica. Vários fatores foram identificados como importantes à formulação da estratégia competitiva neste setor, podendo-se destacar a atuação do governo, o poder de barganha dos donos de terrenos, a competição dentro do setor, aumento dos custos, as mudanças socioculturais em curso e o crescimento econômico da cidade nos últimos anos.

Resumo
[en] Due to the economic stability of the country and, rising incomes, the construction industry has been highlighted as a business generator in recent years. Lying in the real estate business, there is a broad range of companies, with some defined divisions, such as those that only operate in low-income or specialized in real estate and leisure markets, or even those focused on sales launches. The growth of the residential construction industry and the increase in real estate pricing from 2012 shows that the housing market is becoming more competitive. To remain profitable, the builders and developers need to adjust their strategies, seeking to meet the expectations of its consumers, surpassing competitors and adjusting to the new market dynamics. In this context, this work aims to identify the perceptions of business managers, what are the environmental factors that affect the strategy formulation by the strategic groups of companies engaged in housing construction, originated from the Michael Porter s theory of strategic groups. In order to do so, a qualitative research, using semi-structured interviews, with experts, managers of real estate market and builders developers, established in Rio de Janeiro, was realized. The results indicate the existence of strategic groups of companies, heavily influenced by its size. Several factors were identified as important to the formulation of competitive strategy in this sector, and highlight the role of government, the bargaining power of owners of land, the competition within the sector, rising costs, socio-cultural changes underway and, city economic growth in last years.

Orientador(es)
MARCOS COHEN

Banca
JORGE MANOEL TEIXEIRA CARNEIRO

Banca
MARCOS COHEN

Banca
IRENE RAGUENET TROCCOLI

Catalogação
2015-03-17

Apresentação
2014-04-07

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24288@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24288@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24288


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