Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A CELESTE MODAS E AS BUTIQUES DE COPACABANA NOS ANOS 1950: DISTINÇÃO, MODERNIDADE E PRODUÇÃO DO PRÊT À PORTER

Título
[en] CELESTE MODAS AND THE BOUTIQUES IN COPACABANA IN THE 1950S: DISTINCTION, MODERNITY AND THE PRODUCTION OF PRÊT À PORTER

Autor
[pt] ANA CLAUDIA LOURENCO FERREIRA LOPES

Vocabulário
[pt] PRET-A-PORTER

Vocabulário
[pt] CELESTE MODAS

Vocabulário
[pt] PRODUCAO DE MODA

Vocabulário
[pt] DISTINCAO

Vocabulário
[pt] SOCIEDADE CARIOCA NOS ANOS 1950

Vocabulário
[pt] BUTIQUES

Vocabulário
[pt] COPACABANA

Vocabulário
[en] PRET-A-PORTER

Vocabulário
[en] CELESTE MODAS

Vocabulário
[en] GARMENT PRODUCTION

Vocabulário
[en] DISTINCTION

Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO S SOCIETY IN THE 1950S

Vocabulário
[en] BOUTIQUES

Vocabulário
[en] COPACABANA

Resumo
[pt] Esse trabalho tem por objetivo jogar luz sobre o comércio de moda feminina em Copacabana no final dos anos 1940 e anos 1950, dando enfoque principalmente à Celeste Modas. A partir de entrevistas com pessoas que trabalharam com moda nessas décadas; da pesquisa em jornais e na revista Rio Magazine; e de fotos antigas das lojas mais renomadas do Centro da Cidade, então principal comércio de moda feminina no Rio de Janeiro, buscou-se entender o quanto as casas que surgiram em Copacabana no período se basearam no modelo físico e na forma de produção de vestuário estabelecidas pelas distintas lojas do Centro; e o quanto elas se adaptaram ao imaginário simbólico de Copacabana e às ideias de modernidade e distinção do período.

Resumo
[en] This work aims to enlighten about the womenswear retail businesses in Copacabana in the late 1940s and 1950s, in particular about Celeste Modas. Drawing from interviews with professionals who worked in fashion at the time; going through newspapers from the period and Rio Magazine; and using antique photos of Rio s most renowned shops in the city Centre (the main shopping area at the time), it aimed to understand to which extent the Copacabana boutiques relied on the retail and production model already in place in the Centre, and how much they adapted their retail businesses to fit into the symbolic conception of Copacabana and the ideas of modern and luxury of the period.

Orientador(es)
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES

Banca
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES

Banca
MARIA CRISTINA VOLPI NACIF

Banca
MARIA DO CARMO TEIXEIRA RAINHO

Catalogação
2015-03-11

Apresentação
2014-03-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24253@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24253@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24253


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF