Título
[pt] A CELESTE MODAS E AS BUTIQUES DE COPACABANA NOS ANOS 1950: DISTINÇÃO, MODERNIDADE E PRODUÇÃO DO PRÊT À PORTER
Título
[en] CELESTE MODAS AND THE BOUTIQUES IN COPACABANA IN THE 1950S: DISTINCTION, MODERNITY AND THE PRODUCTION OF PRÊT À PORTER
Autor
[pt] ANA CLAUDIA LOURENCO FERREIRA LOPES
Vocabulário
[pt] PRET-A-PORTER
Vocabulário
[pt] CELESTE MODAS
Vocabulário
[pt] PRODUCAO DE MODA
Vocabulário
[pt] DISTINCAO
Vocabulário
[pt] SOCIEDADE CARIOCA NOS ANOS 1950
Vocabulário
[pt] BUTIQUES
Vocabulário
[pt] COPACABANA
Vocabulário
[en] PRET-A-PORTER
Vocabulário
[en] CELESTE MODAS
Vocabulário
[en] GARMENT PRODUCTION
Vocabulário
[en] DISTINCTION
Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO S SOCIETY IN THE 1950S
Vocabulário
[en] BOUTIQUES
Vocabulário
[en] COPACABANA
Resumo
[pt] Esse trabalho tem por objetivo jogar luz sobre o comércio de moda feminina em Copacabana no final dos anos 1940 e anos 1950, dando enfoque principalmente à Celeste Modas. A partir de entrevistas com pessoas que trabalharam com moda nessas décadas; da pesquisa em jornais e na revista Rio Magazine; e de fotos antigas das lojas mais renomadas do Centro da Cidade, então principal comércio de moda feminina no Rio de Janeiro, buscou-se entender o quanto as casas que surgiram em Copacabana no período se basearam no modelo físico e na forma de produção de vestuário estabelecidas pelas distintas lojas do Centro; e o quanto elas se adaptaram ao imaginário simbólico de Copacabana e às ideias de modernidade e distinção do período.
Resumo
[en] This work aims to enlighten about the womenswear retail businesses in Copacabana in the late 1940s and 1950s, in particular about Celeste Modas. Drawing from interviews with professionals who worked in fashion at the time; going through newspapers from the period and Rio Magazine; and using antique photos of Rio s most renowned shops in the city Centre (the main shopping area at the time), it aimed to understand to which extent the Copacabana boutiques relied on the retail and production model already in place in the Centre, and how much they adapted their retail businesses to fit into the symbolic conception of Copacabana and the ideas of modern and luxury of the period.
Orientador(es)
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES
Banca
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES
Banca
MARIA CRISTINA VOLPI NACIF
Banca
MARIA DO CARMO TEIXEIRA RAINHO
Catalogação
2015-03-11
Apresentação
2014-03-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24253@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24253@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24253
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF