Título
[pt] EXPERTISE INTERACIONAL EM ENTREVISTAS DE EMPREGO
Título
[en] INTERACTIONAL EXPERTISE IN EMPLOYMENT INTERVIEW
Autor
[pt] MIRILANE SARAIVA DA SILVA
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA APLICADA DAS PROFISSOES
Vocabulário
[pt] EXPERTISE INTERACIONAL
Vocabulário
[pt] ANALISE RETORICA DO DISCURSO
Vocabulário
[pt] ENTREVISTA DE EMPREGO
Vocabulário
[en] APPLIED LINGUISTICS OF THE PROFESSIONS
Vocabulário
[en] INTERACTIONAL EXPERTISE
Vocabulário
[en] RHETORICAL DISCOURSE ANALYSIS
Vocabulário
[en] EMPLOYMENT INTERVIEW
Resumo
[pt] O sucesso de um candidato numa entrevista de emprego depende em grande parte do domínio do conhecimento sobre aquela atividade e de competências e habilidades no gerenciamento da relação com o entrevistador e de sua autoapresentação. Neste trabalho, procura-se contribuir para a descrição de algumas manifestações desse tipo de expertise interacional, construindo conhecimento de relevância tanto para entrevistadores quanto para aqueles envolvidos no processo de formação de profissionais. À luz dos estudos sobre análise retórica do discurso, foram analisadas três entrevistas de candidatos a um posto de trabalho numa empresa transnacional. A pesquisa mostra que os candidatos diferem quanto ao grau de expertise interacional, no que se refere à compreensão dos objetivos das contribuições da entrevistadora e do papel do entrevistado; à capacidade de fazer uma autoapresentação alinhada aos valores da empresa e às exigências do cargo; e de tornar convincente as reivindicações das competências e habilidades testadas pela entrevistadora.
Resumo
[en] The success of a candidate in a job interview largely depends on the interviewee s background knowledge about the activity and on the competences and skills in managing the relationship with the interviewer and his self-presentation. In this research, we seek to contribute to the description of some manifestations of this type of interactional expertise, building knowledge of practical relevance for both the interviewer and for those involved in the training of professionals. Based on studies about rhetorical discourse analysis, three interviews of candidates to a job opportunity in a transnational corporation were analyzed. The research shows that candidates differ in their level of interactional expertise, concerning the understanding of the goals of the interviewer s contributions and of the interviewee s role; the ability to make a self-presentation according to the company values and job requirements; and convincingly make claims of competences and skills tested by the interviewer.
Orientador(es)
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA
Banca
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA
Banca
SONIA BITTENCOURT SILVEIRA
Banca
LIANA DE ANDRADE BIAR
Catalogação
2015-03-09
Apresentação
2014-04-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24233@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24233@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24233
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